Formatura na Suécia

Eu participei de 3 formaturas: da 8ª, do 3º colegial e da faculdade. Tenho grandes lembranças das duas últimas que foram muito especiais pra mim; em ambas me diverti muito e, em ambas estava super ansiosa, esperando e contando os dias para aproveitar a festa; claro que os sentimentos eram bem diferentes, no colegial era “eba, terminei o colegial!” e na faculdade foi “ufa…consegui” sabe aquele gostinho de vitória?

Tanto o ano letivo quanto a formatura na Suécia acontecem de forma diferente da que estamos acostumados; o ano letivo termina em junho e semana passada cerca de 110.000 suecos terminaram o colégio, depois de 12 anos de provas e lições de casa.  Para eles os últimos 3 anos são facultativos, porém quase todos continuam. Para aliviar um pouco o lado dos alunos, as provas finais foram abolidas na década de 60.  Ainda nesta década, cerca de 20% dos jovens suecos estavam no colegial, com o passar dos anos houve a expansão no sistema educacional e na década de 90 o número de alunos chegava em 100%.

Uma parte fundamental da comemoração é o “chapéu do estudante”. Ele é branco com uma faixa azul escura ou preta e a cor da aba acompanha  essa faixa. No modelo usado desde o século 19, os alunos escrevem mensagens  uns para os outros como recordação. O resto da roupa tem que ser branca ou clara para as meninas e os meninos geralmente usam ternos escuros (azul ou preto).

A tradição varia com a cidade e  geralmente começa com um brinde. Tem que ser champagne ou outra bebida mais barata, o importante é que tenha bolhinhas como o champagne (rs). A cerimônia de colação de grau acontece dentro da escola e somente os alunos participam; em seguida, saem correndo para fora da escola, onde familiares os aguardam com uma foto de infância enorme com o nome do aluno.  São entregues flores e alguns brinquedos para pendurar no pescoço do formando.

Depois disso, os formandos sobem num caminhão e dão voltas pela cidade, bebendo, cantando, dançando (soltando a franga, rs) e às vezes se banham  nas fontes da cidade. Nesse dia acho que eles fazem tudo que queriam fazer, porém não tinham coragem de fazer…kkkk (brincadeira…rs).

Nesse video aqui…os alunos são puxados por tratores…rs

A próxima parada é uma recepção (almoço) que acontece na casa de cada estudante. Os pais fazem discursos sentimentais e os formandos ganham presentes. À noite é hora de saírem pra rua novamente, mas dessa vez eles vão para um baile em algum clube, restaurante ou local alugado.

Vida depois da escola

No Brasil é muito comum emendar escola com faculdade, alguns começam a trabalhar, outros fazem cursinho…existe uma infinidade de opções. Mas, e na Suécia? o que acontece?

Ao longo da última década, mais e mais pessoas tem preferido ir para a Universidade; de acordo com uma pesquisa de 2010, cerca de 60% dos formandos tem planos de começar a universidade em três anos após o fim do colégio. Um em cada cinco não tinha esse plano, queria começar a trabalhar. Em outra pesquisa, 40% dos estudantes de uma universidade tinham tirado “férias” de cinco anos ou mais anos antes de voltar a estudar. Alguns jovens decidem tirar um ano sem estudo, outros viajam, estudam fora do país…

Vários pensamentos circundam os alunos: alívio e alegria de ter terminado o colégio e tristeza por saber que perderá contato com alguns amigos. Acredito que o receio do novo, do que fazer  e que decisões tomar, fazem parte do cotidiano de qualquer pessoa, não importanto a nacionalidade. E nós que já passamos por isso, sabemos que esses sentimentos sempre estarão nos rondando.

Parabéns aos formandos de todo mundo! eh saudades….rs

*Se quiser saber mais sobre o chapéu usado na formatura clique AQUI – wikipidea em inglês.

*Informações sobre a formatura clique AQUI – Sweden.se escrito por Anna Sandelin em inglês

Esta entrada foi publicada em Suécia, Sverige, tradição com as etiquetas , , , , , , , , , , , , , . ligação permanente.

4 respostas a Formatura na Suécia

  1. Raíta diz:

    Gostei MUITO do texto! Foi super esclarecedor!

  2. Maxwell diz:

    Quantas formaturas você teve… eu tve uma e meia! Faculdade e a do técnico conta meia porque foi muito meia boca… rsss…

  3. A minha formatura do “ginásio” é inesquecível trajados para um baile a rigor, gravata borboleta e tal, da faculdade foi lá no Anhembi, coisa muito formal e sem graça. Agora as formaturas de vc e do Fabrizio foram maravilhosas, repito INESQUECÍVEIS, dançamos muito, nos divertimos demais…..e as dos suecos é muito legal.

  4. Leonardo diz:

    Uma das coisas mais importantes nas nossas vidas são os estudos, pena que no brasil não é tão valorizado, nem pelos os professores, nem pelos políticos e nem pelos alunos.
    Adorei a matéria.

Deixe um comentário