Quem sou!

Välkommen!! Bem vindo!!

First of all uma apresentação básica: meu nome é Mariana, sou de Santo André/SP. Atualmente moro em Ludvika, no condado de Dalarna, interior da Suécia. No momento não estou exercendo minha profissão, porém sou Fonoaudióloga, especialista em voz.

Meu blog começou tímido em setembro de 2009, sem rumo, sem lenço nem documento! Aos pouquinhos, foi crescendo, ganhando personalidade e ficando com minha cara! Meu propósito é mostrar um pouquinho do cotidiano da Suécia, postar minhas experiências culinárias, minhas fotos, enfim, coisas que gosto.

Atualmente existem algumas séries especiais:

Quarta Musical: todas as quartas-feiras, posto videos de músicas que gosto;

Andanças: série de posts de fotografias. Pode ser no bairro onde moro, no centro da cidade, durante viagens e afins;

Top 5: as melhores fotos do ano de___: série de post com as melhores fotos das minhas cachorras!; (sim…minhas cachorras, saudades!)

Dez coisas sobre a Suécia: especial com 10 posts sobre o cotidiano da Suécia;

Rapidinhas sobre a Suécia: post feito em tópicos contando sobre coisas que muitas vezes não mereceriam um post;

Série temperos: falo um pouquinho sobre temperos, ervas e afins;

Série rádio: mostro as músicas que estão no topo das paradas suecas.

Esclarecimentos:

Receitas: todas as receitas postadas são testadas previamente; caso alguma não seja testada deixarei aviso;

Fotos: todas são tiradas por mim; as que não são, coloco a fonte. Se tiver interesse em copiar alguma foto, por favor, entre em contato.

Informações contidas no site: geralmente faço minhas pesquisas no wikipedia, panfletos ou outra fonte confiável. Se tiver algum dado errado, por favor, não hesite em entrar em contato.

Deixe seu recado, comentário, crítica e sugestão todas serão bem vindas!

Abraços à todos e obrigada pela visita!!

Välkommen åter! Volte Sempre!

Mariana PP

Atualizado em : summer/2011

———————————————————————————————————————————————–

Sei que está na hora de atualizar esta página, mas sempre fica um tiquinho de saudade. Decidi deixá-la do modo original e apenas acrescentar esta outra parte. Depois de algumas idas e vindas, agora é oficial: estou de volta ao Brasil.

Continuarei com o blog, porém não sei ao certo que rumo ele tomará. Enquanto tiver assunto sobre a Suécia, irei postar.

Agradeço todos os comentários e amigos que fiz por causa deste blog! espero ter mostrado um pouco da Suécia pra todos vocês, lembrando sempre que às vezes essa Suécia é vista através dos meus olhos e se você vivenciou algo diferente, por favor, conte-nos sua história!

Abraços e seja bem vindo ao Mundo da Mari!!

Outono, 2012

Anúncios

66 respostas a Quem sou!

  1. mariluce l. santos diz:

    Ôi Mari, seu blog é muito legal viu? Impressionante é que lembrei da foto de uma Mary que vi há uns vinte anos atrás, ela era casada e tinha um filho por nome Rodrigo. . . Era linda igual a voce.
    Um grande abraço!

    • marianapp diz:

      Oi Mariluce, obrigada pela visita e pelos elogios!!
      abraços!

      • Fernanda diz:

        oi, Mariana. Me identitifiquei com (meu blog começou tímido e tals)… estou na suécia há 40 dias e tbem estou escrevendo um blog pra saciar algumas curiosidades das pessoas próximas brasileiras. Todo mundo quer saber como eh a comida, a temperatura, os costumes, enfim… sabemos tão pouco da Suécia no Brasil que achei interessante aproximar. Adorei seu blog, vc escreve muito bem… quem sabe podemos trocar figurinhas sobre esse país que acolhe tão bem os estrangeiros. Beeijos e td de bom!

  2. Márcia diz:

    Maria,

    adorei seu blog, cheio de novidades, cultura, fotos….
    Muitooooo legal saber de você e num momento tão maravilhoso. Descubra o mundo amiga e quando voltar me conte. Enquanto isso vou seguindo o seu diário de viagem.
    Lindas as suas fotos, quanto talento.

    Vamos nos falando

    bjs 1000

    Márcia

  3. Edna diz:

    Obrigada pelo carinho!

    Adorei a sua visita!

    x) Adorei o seu blog!

    Me identifiquei com muitas coisas. 🙂

    Sucesso e muitas felicidades pra você, flor!!

  4. Marasu Ohana diz:

    Olá adorei seu blog,sou fisioterapeuta,sou de Macapá,morei em Sp por 10 anos,agora estou morando na Suécia tbem mas infelizmente nao estou exercendo minha profissão aqui.Adoraria trocar ideias e experiencias com voce a respeito daqui,dicas culinárias,enfim,como estou sem trabalhar vivo procurando receitas na net e tentando aprender a cozinhar,mas sinto muita dificuldade em relaçao a ingredientes daqui,bom por enquanto é isso.Abraço e parabens pelo blog!!

    • marianapp diz:

      Oi Marasu…td bem? que lugar da Suécia você vive? Seria um prazer compartilhar idéias e experiências…vou enviar um email pra você!! Obrigada pela visita!! bjs

  5. obrigado pelo comentário. estou iniciando especialização em voz profissional.

  6. Ulisses Pimenta diz:

    Olá!
    Pretendo ir à Suécia numa hora dessas. Vou acompanhar o seu blog. Gostei da sua sensibilidade e bom gosto.
    Muita gente não sabe, mas homem também é um bicho sensível! (não espalha…)
    Parabéns!

  7. Raíta diz:

    Mariana! Estou muito feliz por encontrar seu blog! Moro em Brasília e provavelmente em Abril, eu e meu marido iremos para Ludvika, ele a trabalho e eu o acompanhando. Ficaremos 70 dias e confesso que estou preocupada com minha adaptação. Se possível, gostaria de contar com sua ajuda: você poderia nos sugerir um hotel bem localizado? Sou professora e penso em aproveitar meu tempo na cidade para estudar inglês, por exemplo. Enfim, se puder me passar algumas informações importantes ficarei muito feliz. Quem sabe nos conhecemos?! E se quiser, posso levar algo aqui do Brasil para você. Aguardo sua resposta. Obrigada! Grande abraço!

    • marianapp diz:

      Raíta! td bem? enviei um email pra vc com a indicacão dos hotéis!
      Seria legal te conhecer…mande notícias
      beijos

      • Raíta diz:

        Olá Mari! A viagem está confirmada!!! Em alguns dias te envio outro email! Você tem facebook ou twitter? Bjs! (seu blog tem me ajudado muito, PARABÉNS!)

  8. Bruno Bainy diz:

    Ahhh!! Saudadonas da Suécia!! hehe…

    Passei três meses em Kävlinge/Lund em um intercâmbio em 2009 e estou louco pra voltar!!

    O que você faz na Suécia? Há quanto tempo estás aí? Como conseguiste visto ou seja lá o que for pra permanecer no país?

    Stora kramar! Ha det bra!

    • marianapp diz:

      Oi Bruno, td bem?
      Estou na Suécia para acompanhar meu marido; chegamos em out/2009 e temos previsão de voltar ao Brasil este ano, ainda sem data prevista. Eu realmente não sei ao certo como faz para tirar visto, sei o que está escrito na página da Embaixada Sueca; nós temos visto de permanência e trabalho…porém não estou trabalhando apenas meu marido. Olha só o que achei no site da Embaixada (se quiser saber mais clique aqui
      (site da Embaixada)

      Permissão de residência
      Cidadãos brasileiros podem ficar até 90 dias na Suécia como turistas, sem a necessidade de visto, porém não podem trabalhar. Se um cidadão brasileiro deseja ficar por mais que 90 dias na Suécia, ou se pretende trabalhar, será preciso fazer um pedido formal de uma permissão de trabalho e/ou residência, com meses de antecedência na Embaixada ou no Consulado Geral em São Paulo ou Rio de Janeiro. Requisitos para permissão de residência na Suécia.

      Obs: O Selo de Permissão de Residência será substituído por uma Cédula de Registro para Estrangeiro. Assim, o procedimento de solicitação de permissão de residência por vinculo familiar será alterado. A partir de maio de 2011, todas as entrevistas, fotos e impressões digitais serão recolhidas na Embaixada da Suécia em Brasília. A leitura biométrica somente será possível ser realizada na Embaixada da Suécia, pois apenas a Embaixada irá dispor deste equipamento. Assim, o solicitante deverá comparecer à Embaixada.

      No momento, não é possível agendar entrevistas na Embaixada. Em breve maiores informações serão colocadas no site da Embaixada.

      Os interessados em residir na Suécia tem que, obrigatoriamente, ter laços familiares na Suécia(entende-se por família filhos menores de idade e a esposa ou esposo) e comprovar a necessidade de residir no mesmo país. Laços familiares também inclui casados, “sambo” e namorados.

      Para solicitar a permissão de residência, o requerente deve contatar o Consulado Geral da Suécia no Rio de Janeiro ou de São Paulo para marcar horário para entrevista.Todos os documentos devem ser apresentados no dia da entrevista.

      A Embaixada em Brasília só marca entrevistas a requerentes que residam em Brasília ou no estado de Goiás, os demais devem se dirigir ao consulado do Rio ou São Paulo.

      Telefone Consular Rio: 21 3852 3143
      Telefone Consular São Paulo: 11 5506 9994
      Embaixada em Brasília : 61 3443 0327 (08:15 – 09:45)

      Para informações sobre quais são os documentos necessários para obter permissão de residência na Suécia, acesse o primeiro documento em anexo à direita intitulado Documentos necessários para permisssão de residência por vínculo familiar.

      Todos os documentos devem ser entregues ao Consulado pelo requerente no dia da entrevista. A entrevista pode ser cancelada e remarcada caso alguns documentos estejam faltando. O tempo de espera para uma próxima entrevista é de 3 a 4 meses, por isso aconselhamos que os requerentes tenham todos os documentos necessários consigo no momento da entrevista.

      Mais informações: acesse o Boletim informativo sobre permissão de residência na Suécia para casados, com união estável ou nubentes, e o formulário guia traduzido para português para auxiliar aqueles que não tem domínio da língua inglesa, também à direita como documento em anexo. O formulário-guia em português não deve ser preenchido e não será aceito como documento oficial. Deve ser usado como um auxílio no momento do preenchimento do formulário oficial do departamento de migração – encontrado à direita em links externos.

      Depois de entreguar os documentos istados acima, o Departamento de Migração na Suécia, demora entre 2 a 9 meses para entregar a decisão.

      Informamos que a partir do momento que a entrevista é realizada, o requerente não deve viajar para a Suécia enquanto aguarda a decisão para o visto de residência. A decisão deve ser aguardada no Brasil, sujeito a atraso no processo de visto e cancelamento do mesmo.

      A Embaixada selará o passaporte com o visto em no máximo 3 semanas a partir da data de chegada do passaporte a Embaixada.

      O Departamento de Migração na Suécia é o órgão responsável pela decisão de qualquer tipo de visto, não tendo a Embaixada da Suécia informações sobre a demora do processo e nenhum meio para adiantar a decisão do Departamento de Migração.

      Portanto, a Embaixada da Suécia aconselha a todos que não comprem suas passagens antes de possuir o passaporte com o visto selado em mãos.

      Esta Embaixada não se responsabiliza por viagens compradas com antecedência pelos requerentes.

      Perguntas Frequentes

      Recebi a informação de que meu visto de residência foi aprovado . O que faço agora?
      Por gentileza, envie seu passporte com uma foto 3×4 cm e uma carta informando em qual Consulado sueco (Consulados Suecos no Brasil) você gostaria de buscar seu passaporte pessoalmente e seu e-mail ou telefone para contato.

      O selo do visto de residência pode demorar no máximo 15 dias úteis. Após o passaporte ser selado com o visto, é enviado via SEDEX ao Consulado escolhido.

      A Embaixada não se responsabiliza por greve nos correios e demora na entrega do passaporte por parte dos serviços de correios ou empresa de transporte de documentos. A embaixada não tem como intervir para que o passaporte chegue mais rápido.

      Uma vez enviado pela Embaixada, o Consulado deve ser contactado para verificar se seu passaporte já chegou no Consulado da Suécia indicado por vocêantes de ser buscado pessoalmente.

      Recebi minha permissão de residência na Suécia e não posso esperar o tempo que a Embaixada leva para selar a permissão no passaporte. Posso viajar a Suécia e receber o selo de permissão lá?

      Não. O departamento de migração cancelará sua permissão e solicitará que você volte ao Brasil. Depois de algumas semanas no Brasil você poderá receber seu selo de permissão na Embaixada.

      Gostaria de levar meu passaporte a Embaixada em Brasília e aguardar enquanto a Embaixada cola o selo de permissão. Posso ir a Brasília?
      Não. Se você mora em Brasilia ou está aqui como turista, você pode entregar seu passaporte pessoalmente na Embaixada e escrever um bilhete informando que o retirará na Embaixada em Brasília. Quando seu passaporte estiver selado entraremos em contato por telefone.

      Se você não mora em Brasília, você também pode enviar seu passaporte por SEDEX e escrever um bilhete com seu telefone informando que irá reitrar o passaporte pessoalmente na Embaixada. Você também será informado quando seu passaporte estiver selado.

      Não tenho como buscar meu passaporte pessoalmente, posso enviar uma pessoa com uma procuração para me representar?
      Nao. Segundo a lei sueca vigente desde 2007, os socilitantes devem buscar seu passaporte pessoalmente para que se confirme que o solicitante se encontra no Brasil e para garantir que a Emabaixada ou Consulado só entregue o passaporte ao titular evitando extravio.

      • marianapp diz:

        Bruno e outros leitores interessandos:
        Essas informacões estão disponíveis no site da Embaixada Sueca link aqui

        Permissão de Trabalho
        Aqui você encontrará informações referentes ao visto de trabalho na Suécia.

        Nesta página você encontrará informações sobre o visto de trabalho na Suécia, e perguntas freqüentes sobre o assunto.

        Para informações sobre os documentos necessários para permissão de trabalho, acesse o anexo à direita.
        Para fazer o requerimento on-line (solicitante titular e co-solicitante juntos) acesse o link do Departamento de Migração: http://www.migrationsverket.se/info/883.html
        Para informações sobre taxas consulares acesse o link à direita.
        Para informação sobre documentos necessários para o co-solicitante, em caso de requerimento separado do titular, acesse o anexo à direita.
        Isenção de permissão de trabalho

        Novas regras para permissão de trabalho entraram em vigor em 1 de janeiro de 2010. Os seguintes casos estão isentos de permissão de trabalho:

        Funcionários de empresas internacionais que realizarão estágio, cursos internos ou cursos de capacitações dentro da empresa na Suécia num período máximo de três meses (90 dias).
        Funcionários em viagens de negócios à Suécia que realizarão cursos de capacitação, testes, fechamentos de uma encomenda/negócios, durante um período máximo de três meses (90 dias).

        Outros casos de isenções:

        Representante em viagem de negócios, como jornalista e empresários(as) que ficarão por um período temporário;
        Pesquisadores visitantes ou professores universitários que participarão de atividades de ensino, palestras ou pesquisas durante um período máximo de três meses;
        Artistas que participarão de um evento artístico temporário de rádio ou televisão, organizado por: Sveriges Radio AB, Sveriges Television AB, Sveriges Utbildningsradio AB eller Nordisk Television AB ou realizarão reportagens de rádio ou televisão.
        Artistas, técnicos e outros funcionários vinculados à turnê que trabalharão durante o máximo de 14 dias dentro de um período de 12 meses, e com organizadores cadastrados pelo Departamento de Migração (Ver lista dos organizadores cadastrados:http://www.migrationsverket.se/info/169.html );
        Atletas profissionais e funcionários correlatos que durante um período máximo de três meses participarão de um campeonato internacional na Suécia;
        Diplomatas que trabalharão num escritório de representação, e seus dependentes.

        É necessário requerimento de permissão de permanência e trabalho na Suécia para os funcionários (como os acima mencionados) cuja estadia e trabalho na Suécia ultrapassem 3 meses (90 dias).

        Dúvidas

        Para mais informação acesse:

        Site do Departamento de Migração sueca: http://www.migrationsverket.se
        Guia “passo a passo” sobre trabalho e vida na Suécia para estrangeiros não-europeus; http://www.workinginsweden.se
        Guia turístico sobre a Suécia: http://www.visitsweden.se
        Em caso de duvida sobre permissões de trabalho e de residência, ligar para o telefone: +55 61 3443 0327. Horário de atendimento: segunda à quinta-feira das 08.15 às 09.45, ou enviar e-mail para: ambassaden@foreign.ministry.se (Assunto: Setor de Migração)

        Perguntas frequentes

        Gostaria de ter mais informações sobre a possibilidade de buscar trabalho na Suécia. Existe a possibilidade de ir para o País em busca de trabalho e depois de encontrado, obter o visto de trabalho e residência?

        Sim e não. A regra principal é que a solicitação de Permissão de Residência e Trabalho seja requerida no país de origem ou no país de residência fora da Suécia. A permissão tem que estar pronta antes da sua viagem para Suécia. Estudantes universitários ou pessoas que estejam visitando o futuro empregador podem solicitar a Permissão de Trabalho na Suécia.

        Há três possibilidades para solicitar permissão de trabalho:

        Requerimento on-line é um caminho rápido e através do site do Departamento de Migração sueca http://www.migrationsverekt.se e link: http://www.migrationsverket.se/info/883.html;
        Entregar a solicitação na Embaixada da Suécia em Brasília, Consulado do Rio de Janeiro ou Consulado de São Paulo. Se os documentos forem enviados por SEDEX, não é preciso mandar o passaporte original, porém as cópias precisam ser autenticadas em cartório.
        Estudantes universitários ou pessoas que estão visitando seu futuro empregador podem enviar o requerimento direto para DPO de Migração sueca ”Tillståndsenhteten i Solna” (Endereço: Migrationsverket, Tillståndsexpeditionen, Box 507, 169 29 Solna) ou entregar pessoalmente numa das entidades de DPO de Migração sueca
        Posso obter visto de trabalho sem ter um trabalho na Suécia?

        Não, para trabalhar na Suécia é necessário um prévio contrato de trabalho.

        Posso levar a minha família junto comigo?

        Sim, em casos em que o titular irá trabalhar e residir por mais de seis meses na Suécia, os dependentes podem ganhar permissão de residência, desde que sejam:

        Esposo(a), parceiro(a) (heterossexual ou homossexual);
        Filhos menores de 21 anos do titular ou do co-solicitante;
        Em caso de filhos(as) maiores de 21 anos, é necessário que se comprove a dependência financeira deles do titular ou do co-solicitante.

        Em caso de requerimento via o site do Departamento de Migração (http://www.migrationsverket.se/info/883.html) os dependentes podem fazer a solicitação e pagamento on-line junto com o titular.

        Em caso de solicitação entregue separado do solicitante titular é necessário o preenchimento do formulário Ansökan för medsökande till arbetstagare/gästforskare/ idrottsutövare/företagare, nr 132011 (acesse o link à direta). Este formulário e os documentos necessários devem ser enviados, ou entregues na Embaixada da Suécia ou um dos Consulados suecos do Brasil.

        Minha esposa também pode trabalhar na Suécia?

        Sim, em casos em que o titular vá trabalhar e residir na Suécia por mais de 6 meses, o esposo(a)/parceiro(a) (heterossexual/homossexual) pode trabalhar na Suécia mesmo não tendo uma oferta de trabalho antes do viagem.

        Sou artista, o que faço?

        Um artista (cantor, músico, dançarino(a) e artista de circo) que deseja trabalhar na Suécia necessita de Permissão de Trabalho. Para tanto é necessário:

        Passaporte válido
        Um contrato de trabalho do organizador sueco onde consta remuneração, plano de torneio e datas de validade do contrato. O contrato deve ser assinado pelo solicitante e o organizador
        Oferta de trabalho

        Em anexo, à direta, há uma lista com todos os documentos necessários e o formulário para a solicitação de Permissão de Residência e Trabalho. Também é necessário pagar uma taxa consular.

        Artistas, técnicos e outros funcionários vinculados à turnê que trabalharão durante um período máximo de 14 dias em 12 meses, e com os organizadores cadastrados pelo Departamento de Migração (acesse os cadastrados: http://www.migrationsverket.se/info/169.html ) são isentos da Permissão de Trabalho

        Já tenho um oferta de trabalho na Suécia, o que faço?

        É necessário que o empregador preencha um formulário sobre a oferta de trabalho chamado “Anställningserbjudande, nr 232011” que deverá ser enviado junto com o contrato do trabalho, a solicitação e os outros documentos. Para a solicitação é necessário que se observe o seguinte:

        O passaporte tem que estar dentro do prazo de validade durante todo o período de trabalho;
        O empregado pode se sustentar com o salário;
        Salário mínimo deve ser no mínimo 13 000 coroas brutos por mês.
        O empregador anunciou a vaga de trabalho na Suécia e na Europa pelo menos durante dez dias (recrutamento);
        Os acordos trabalhistas estabelecidos pelo Sindicato devem ser equivalentes ou melhor.
        É necessário que sindicato sueco análise os acordos trabalhistas.
        Em anexo, no link à direta, há informações sobre os documentos e formulário necessários para a solicitação de permissão de trabalho. Também é necessário o pagamento de uma taxa consular.

        Quanto tempo demora, depois da entrega dos documentos, para obter o visto de trabalho?

        Depois da entrega dos documentos o Departamento de Migração na Suécia pode levar de alguns dias até cinco meses para apresentar a decisão da Permissão. O tempo dependerá, na verdade, da complexidade do caso, se há um impedimento, se há documentos faltando, etc. Quando o pedido de visto for concedido, o requerente será contatado pelo Departamento de Migração. O solicitante também poderá ligar para o Setor de Migração, ou enviar correio eletrônico para a Embaixada da Suécia.

        Recebi a informação de que minha Permissão de Trabalho foi aprovada na Suécia. O que faço agora?

        Após a confirmação de autorização da Permissão de Trabalho, o solicitante deve enviar o passaporte para a Embaixada da Suécia, em Brasília, para a inserção do selo no passaporte.

        Por gentileza, anexar também:

        Uma foto 3,0 x 4,0 cm ou 3,5×4,5 cm;
        Uma carta informando em qual consulado sueco deseja buscar seu passaporte pessoalmente (São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Manaus, Recife ou Salvador);
        Seu e-mail ou telefone para contato.

        Após a inclusão do selo de Permissão no passaporte, ele será enviado via SEDEX ao Consulado escolhido. O dia do envio de documentos é normalmente às quartas feiras. Uma vez enviado pela Embaixada, o Consulado indicado por você deve ser contatado para verificar se seu passaporte já chegou.

        Observação

        Na Embaixada da Suécia em Brasília, a inclusão do selo do visto de trabalho pode demorar no máximo 15 dias úteis. A rotina é que todos os passaportes sejam selados semanalmente (obedecendo a ordem de chegada na Embaixada) e enviados às quartas feiras pela manha para os consulados.

        A Embaixada da Suécia não se responsabiliza por greve nos correios, e/ou demora na entrega do passaporte por parte dos serviços de correios ou empresas de transporte de documentos, e não tem como intervir para que o passaporte chegue mais rápido.

        A Embaixada não envia passaportes para residências. Para retirar o passaporte é necessário a identificação do titular

  9. Fernanda diz:

    Oi Mariana

    Olha as coincidências… Sou de Santo André, meu sobrenome é o mesmo que o seu, Pellegrino, e estou na Suécia acompanhando o marido desde 2009. Moro em Gävle, que você já conheceu!
    Ótimo blog!
    Um beijão
    Fernanda

  10. Pingback: Notas Compartilhadas #1 « Relicário

  11. Salete diz:

    Mary,
    Morei 8 meses na Suecia em 1979, boa parte em Ludvika.
    Devo ir à Europa em abril e gostaria de rever a cidade. Qual o melhor meio de ir de Estocolmo, passando por Vasteras (onde também morei). Carro alugado? Trem? Ônibus? O que me recomenda?
    A vida aí é muito cara, não é?
    Faz muito tempo que estive ai (30 anos), será muito bom rever!
    Um abraço,
    Salete

    • marianapp diz:

      Salete,

      Bem vinda ao blog!!
      Para vir de Estocolmo direto para Ludvika, vc pode pegar uma linha de ônibus que chama GO BY BUS; lá no city terminalen; entretanto, não sei ao certo aonde comprar o ticket (pois sempre compro aqui em Ludvika), mas acredito que dentro do terminal vc consiga. Tem q ficar de olho nos horários, pois não sei se tem todo dia, ou se é todo dia mas em determinado horário. Dá uma olhada nesta página
      http://www.gobybus.se/ Ai vc consegue comprar os tickets ou pelo menos ter idéia de horário. Carro alugado tbm é uma opcao, pois te dá liberdade de usar por aqui, mas em termos de dinheiro, acredito que o onibus seja mais barato. Ai depende do tempo, do que pretende fazer por aqui.

      A cidade está bem bonitinha…de 2009 pra agora não teve tantas mudancas, apenas um shopping (na galeria) novo. Se é caro? depende do que estamos falando; servicos no geral são caros; comer fora tbm, e carne, frutas e verduras também são caros. O imposto também é caro, mas em contrapartida temos outros beneficios.

      Imagino que deve ser bem legal rever a cidade!! se tiver outras dúvidas, por favor entre em contato!!!
      Abracos
      Mari

  12. Salete diz:

    Obrigada, Mariana, pelas informações!

    Agora vou torcer para dar tudo certo e eu conseguir viajar mesmo em abril.
    Bom saber que se eu precisar de mais alguma informação posso contar com seu blog e com você.
    Um grande abraço,
    Salete

  13. Hej Mari, Hur mör du? Rsrsrsrs
    Meu nome é Sara, adorei seu blog! Parabéns!
    Amooooooo a Suécia e sempre corro atrás de informações á respeito aqui na net, descobri no seu blog que tenho algo em comum com eles: Também odeio quem confunde Suécia com Suíça! Acho que todos que tem uma certa admiração por este maravilhoso país também não gostam desse equívoco! Vou visitar seu blog sempre que puder, e espero daqui há um tempo ir à Suécia também.

    Kyssar! 🙂

  14. Sandra Sedini diz:

    Oi, Mari!
    Seu blog é bem legal!
    Já peguei algumas receitas para fazer.
    Mas, quero fazer uma pergunta: minha ex-sogra, teve como sogra uma sueca. E ela fazia um doce, tipo um pudim, de uva (uva Isabel), que era para cortar em pedaço, colocar numa tijelinha e colocar leite gelado em cima! Era um manjar! Mas, como fiz somente uma vez (mas comi várias) e faz muito tempo, não me lembro da receita. Ela chamava (ai, pronuncia!!!rs) de “hoigroi”. Vc conhece?
    Um grande abraço!

    • marianapp diz:

      Sandra, obrigada e seja bem vinda ao blog! Eu confesso que näo sei que sobremesa é esta, mas vou perguntar para algumas pessoas e qdo descobrir te aviso! Fiquei curiosa!! bjs

  15. Priscila diz:

    Olá Mari,

    Também moro na Suécia e sou sua vizinha no Brasil (de SBC). Há quanto tempo vc está aqui? Já fala bem sueco? Ainda estou apanhando para aprender. Farei um blog em breve e aí lhe informo, ok? Até breve!

  16. Angélica diz:

    Olá Mariana,

    Seja muito bem vinda!
    Curti demais o seu blog por mais de um ano, mais nunca postei nanda para você, a Suecia é um pais que gostaria muito de conhecer. Adorei as fotos, as receitas e as peculiaridades deste país.
    Agora ficará aqui no Brasil?

    Um super abraço!

    Angélica

    • marianapp diz:

      Angélica, tbm desejo boas vindas â você! Que bom que comentou!!
      Recomendo conhecer a Suécia…é bem bonito mesmo!
      Sinto um pouco de dificuldade em responder se ficarei por aqui, mas td indica que sim…rs!

      Vc mora aonde?
      Abracos – Mari

  17. Gustavo Cunha diz:

    Oi Mariana, achei bem interessante seu blog, por isso estou escrevendo. Parabéns!
    Participarei de um intercâmbio na Suécia, porém estou com algumas dificuldades e gostaria que você me desse algumas dicas, se for possível.
    Quando viajamos para lá, por exemplo, qual seria a melhor maneira de gerenciar nossa vida financeira? Seria através de saque de conta corrente de uma conta aqui do Brasil?
    Espero que possa contar com sua ajuda.
    Um abraço
    Gustavo

    • marianapp diz:

      Gustavo, seja bem vindo ao blog!

      Vou ser bem sincera com vc…não sei ao certo a melhor forma, mas acredito que saque direto de conta do Brasil é uma forma interessante, principalmente se vc ficará na Suécia por um período curto. Minha situacão foi diferente pq meu marido foi trabalhar, então tinhamos conta em banco. Acho q vc deve ficar atento a taxas, não sei como fica essa parte. Converse com o gerente do seu banco, de repente ele tem dicas mais interessantes.

      Espero ter ajudado de alguma forma…e se tiver outras dúvidas, entre em contato!

      Abracos e boa sorte na Suécia!!

  18. Galladriel diz:

    Oi Mari, adorei o seu blog, vim na net para procurar informações sobre o comportamento dos suecos, pq tenho interesse em um ser desta nacionalidade 😀 ..

    Enfim, vim procurar informações sobre hábitos, ou melhor o modus operanti da paquera.. kkkk . Infelizmente, em vários blogs que pesquisei não tem nenhuma inforamção sobre, mas adorei saber sobre a cultura de um modo geral !!!

    • marianapp diz:

      Oiee Galladriel, ou como devo chamá-la? desculpe a demora pra responder seus comentários =(
      Eu infelizmente não posso te ajudar na questão da paquera, mas a Maria do Uma caipira na Suécia escreveu este post AQUI quem sabe te ajuda!!!
      beijos

  19. Rafaela diz:

    Oi, Mariana!Tudo bem? Estou indo para a Suécia agora em Outubro,para Ludvika =) Gostaria de saber onde são as ”SFI” ai em Ludvika?Você teria algum e mail para que eu pudesse tirar algumas dúvidas com você?
    Agradeço desde já a atenção!

  20. Mario Fernando Teixeira diz:

    Sou português, chamo-me Mario, gostava de trabalhar na Suécia na agricultura, pecuaria, limpezas ou outro trabalho..Estou reformado (professor) mas tenho apenas 55 anos e adorava fazer uma experiênci de trabaho nesse país.
    Adorava obter algumas informações, é posível?
    Obrigado

  21. Rita diz:

    Olá Mariana.
    Parabéns pelo blog…é ótimo para relembrar o país maravilhoso que é a Suécia.
    Sou de Portugal, mais concretamente dos Açores e em 2008 estive 3 meses em Arvidsjaur (Lapónia Sueca) a fazer um programa de intercâmbio. Foram os melhores meses da minha vida.
    Estou seriamente a pensar emigrar e a Suécia está no topo das minhas preferências.
    Gostaria de saber como está a nível de trabalho para emigrantes lá?
    Obrigada pela atenção.

    • marianapp diz:

      Rita, bem vinda ao blog!

      Assim como respondi a outro Português, eu não moro mais na Suécia e não sei como está a questäo trabalho por lá. Aliás, nunca soubre direito, pois nunca trabalhei; fui acompanhando meu marido. Espero que consiga realizar esse desejo de emigrar para a Suécia!
      Boa Sorte!

      Abracos

  22. nubia o versolato diz:

    Olá
    O blog esta interessante, simples e claro
    senti falta das fotos abertas
    suas receitas são claras e sem complicação
    Parabéns
    Tenho algumas curiosidades sobre a Suécia, e quem sabe podemos compartilhar!
    ABRAÇO
    PARABÉNS

  23. Mariani diz:

    Esse é sem dúvidas o blog que até hoje consegui entender um pouco melhor a Suécia. Muito obrigada por fazer este blog e compartilhar conosco todo seu conhecimento sueco..rsrsrs
    estou indo pela primeira vez a Suécia agora em fevereiro, o que me aconselha? Parabéns pelo nascimento do Marcelo!! Que Deus lhes abençoe!! beijos

    • marianapp diz:

      Oi Mariani, seja bem vinda ao blog!
      Fico contente com os elogios…q tipo de conselho precisa? sua pergunta ficou muito ampla e dificil de responder.

      Obrigada pelo carinho! bjs

  24. Mariani diz:

    Obrigada!
    É que irei conhecer a família do meu noivo agora em fevereiro. Não conheço nada na Suécia, a não ser o que meu noivo diz..rsrsrs E por acaso a cidade que ele mora é muito próximo a sua.
    Gosaria de saber lugares para conhecer, onde comer, o que se tem para fazer e o principal.. onde encontro roupas beeem quentes a um preço mais em conta (minhas roupas do Rio de Janeiro de frio com certeza não vão me proteger do frio sueco)..
    beijos

    • marianapp diz:

      Mariani,
      Que cidade q é? eu ando meio por fora do q acontece na Suécia, mas no blog tem alguns passeios q fiz por lá. Veja esse link: https://mundodamari.wordpress.com/suecia-2/ Qto as roupas, eu deixaria pra comprar por lá…talvez vc pegue alguma promocão…aí seu noivo seria o mais indicado para te aconselhar. Mas indico vc levar meia calca mais grossa…ou compre por aqui aquelas segundas peles…já vai ajudar. Evite sapato que molhe facilmente, procure algo a prova d´agua.. beijos

  25. Júlia diz:

    Mariana, gostei muito do seu blog.
    Sou uma estudante e preciso realizar um trabalho sobre a Suécia. Será que você poderia me ajudar, dar uns conselhos, orientar a respeito da cultura? Algo como: comidas típicas e curiosidades também. Eu dei uma olhada no site e vi que tem bastante coisa. Eu só não sei como reproduzir isso aqui no Brasil e tenho algumas dúvidas.
    Se você concordar, posso te mandar mais informações e dúvidas por email?

    Obrigada pela atenção.
    Beijos

    • marianapp diz:

      Oi Júlia, td bem?
      praticamente td q sei está aqui no blog. Mas se quiser pode me mandar email, sim. Não prometo responder rapidamente pq agora com o bb meu tempo fica bem restrito, ok?

      beijos

  26. Olá Mariana!
    Meu nome é Thiago e eu também trabalho com a voz: sou músico, compositor e intérprete/cantor e professor de canto popular e técnica vocal.
    Tenho uma carreira estabelecida na MPB.
    Gostaria de saber do que preciso para tentar viver na Suécia.
    É necessario um “Visto”? Isso é algo fácil de se conseguir?
    Existe espaço para música brasileira na Suécia?
    Aguardo a tua resposta!
    Obrigado!
    Beijo grande!
    Thiago Varzé.

  27. Beleza diz:

    Bom dia gostaria de saber se voce pode me ajudar estou a procura de um amigo de infancia que mora na suecia ha mais de 20 anos foi para ai fazer carreira de modelo chama se Alexandre da Silva e esta casado ai eramos amigos des de o colegio instituto de educaçao na tijuca RJ se puder saber algo lhe agradeço sem que é quase impossivel mas obrigado todavia ah ele deve ter agora 50anos é negro e a familiadele era crente e morava na Praça da Bandeira obrigado

  28. Joyce diz:

    Oi Mari! Tudo bem?? Já visitei seu blog outras vezes para saber um pouco deste país fascinante que é Suécia. Conheci em Janeiro deste ano um sueco em uma viagem de férias ao Caribe, e agora, acho que finalmente vamos nos reencontrar em janeiro/2014 em Estocolmo,ele mora lá. Eu irei para lá. Estou um pouco preocupada com o frio, moro em SP (capital) e não estou acostumada com temperaturas tão baixas. Já estive em Madri e Lisboa em janeiro,ou seja, alto inverno,porém não nevou enquanto estive nestes países. Tem alguma dica?? Obrigada

    • marianapp diz:

      Oi Joyce…

      Estocolmo em janeiro é frio. Por estar perto do mar venta bastante por isso indico o q já indiquei para outras pessoas. Roupas a prova de vento e chuva. Vale muito a pena comprar segunda pele….se quiser usar calca jeans, use meia calca grossa por baixo. Cuidado com o solado de alguns sapatos escorrega bastante. Pise sempre na neve branca mais escura.. qto mais clara mais escorregadio é. O frio de Madri e Lisboa näo se compara com a Suécia….faz um tempo q nao estou por la entao nao sei como esta o inverno neste ano. Pergunte para o rapaz como está de neve por la. Qq dúvida só perguntar!

  29. Letícia diz:

    Olá Mariana! Vou para a Suécia em agosto e pretendo comprar uma máquina fotográfica profissional (em qualquer lugar é mais barato que no Brasil… rs). Você pode me indicar lojas de eletrônicos de rede, daquelas que são fáceis de encontrar? Queria pesquisar nos sites das lojas os preços.

  30. Mariana, vi você comentando no blog da Maria Helena e vim conhecer seu blog. Gostei muito e já vou segui-lo e persegui-lo, rs…rs.
    Um abraço grande,
    Manoel

  31. Oi Mari! Sou a Ana. Me encantei com seu jeito simples, delicado e muito simpático de ser e expor seus gostos. Confesso tenho alguns muito semelhantes aos seus. Moro no Rio de Janeiro (capital), já viajei muito por este mundão afora. Trabalhei na área de Importação de alimentos durante muito tempo e conheci muita coisa. E uma delas das quais comercializava são especiarias do mundo inteiro. Comprei até um livro ótimo. Uma relíquia. Conheci muitos produtores e exportadores da área no local onde as produzem (digo os produtos em natura) e no Brasil. Em feiras Nacionais e internacionais. Foi uma viagem linda te encontrar. Buscava apenas onde comprar uma muda de lavanda que um dia tive as pencas no meu ex-casarão e nem sabia que era feliz com elas. Agora o tempo mudou e moro num apê no pé do Alto da Boa Vista, aqui no Rio mesmo.(Pra quem não sabe é a maior floresta urbana do mundo. Devastada, mas resistente ainda). E estou as voltas com minha nova hortinha. E descobri vc. E confesso que surpresa e alegria lindas. Vc é uma menina meiga e uma gracinha de pessoa. Vamos nos falando de quando em quando. Um beijo muito grande no seu coração, Aninha.
    ps: No face book meu nome é Ana Lucia Serpa Braz. Será uma alegria poder ser sua amiga lá. beijos!

  32. Vanessa diz:

    Oi Mari..tudo bem?

    Gostei dos posts.Como se chama mesmo aquela erva,usada com almôndegas naquele prato com arroz? Obrigada.

    Beijos!
    Vanessa
    Tikar

  33. Vanessa diz:

    Oi Mari!!

    Tô curtindo teus posts.

    Tack

    Tikar.

    Vanessa

  34. Patricia diz:

    Marianna sobre leite condensado onde encontrar , Mariana por favor onde encontro crème de leite aqui na suecia achei interessante a material sobre gelatina polenguinho…. Estou a dois meses aqui e procure produtos e e muito dificil….
    Aguardo resposta
    Tack så mycket
    Patricia

  35. Lucimara diz:

    Passando aqui só por curiosidade pelo fato de ter conhecido um Sueco na Argentina nas minhas férias. Adorei suas dicas e curiosidades. Tenho vontade de conhecer mas é apavorante a diferença de cultura e tb não curto muito frio :/ não sei se encararia, rs. Pelo Sueco ate valeria a pena rsrsrsrs. Abraço.

  36. Riu diz:

    Olá Marina, tudo bom? Em primeiro, parabéns pelo blog. Em segundo, gostaria de saber como você foi morar na Suécia, e onde encontro informações detalhando os requisitos para ir morar aí.

    Abraços.

  37. diogo diz:

    ola sou portugues estou em borlange na seucia a 3 dias pode a ajudar como procurar trabalhos e leis obrigado agradeco resposta rapida

  38. Jessica diz:

    Oi Mari, conheci seu blog faz pouco tempo mas to amando tudo.
    Bom, temos algumas coincidencias e gostaria de trocar umas informaçoes com voce.
    Sou fonoaudióloga também e o maridão está num processo de emprego na Suécia, gostaria de saber sobre a nossa profissão lá e também as dificuldades de se estabelecer no país com o emprego dele, não pretendemos voltar ao Brasil.
    Se puder entrar em contato, eu agradeço super!!!!

    Beijão

    • marianapp diz:

      Jessica, td bem?

      Como nós tinhamos data pra voltar, e meu inglês não era lá grandes coisas (nao tenho proficiencia), eu não investi na nossa profissão. Eu visitei uma clinica do governo em Ludvika e fiquei apaixonada. Eles tem até cozinha para estimular as criancas! Que eu me lembre vc deve voltar a faculdade para acertar o curriculo q eu acho q temos q cursar psiquiatria q no Brasil não precisamos. Não sei se estou certa, pq essas informacões peguei com outra fono q estava seguindo para trabalhar como fono. Se vcs não tem data pra voltar, acredito q vale a pena sim vc voltar pra universidade. Porém o caminho é bem longo, pois tera q estudar muito sueco e acho q vc deve ter proficiencia em inglês. Mas vale a pena se informar melhor. Que cidade vcs pretendem morar?

      Muita sorte pra vcs!!
      bjs

  39. Ricardo Santos Freitas diz:

    Oi Mari teria como me passar seu email, estou querendo mudar para Suécia queria algum contato, não conheço ninguém lá.

  40. Marcelo diz:

    Olá Mari muito lindo sua experiencia..
    Queria poder ter essa sorte que você teve de conhecer esse pais.
    Boa sorte pra você na vida.
    vc é linda (com todo respeito)

    bjo

    -espero que responda alguma coisa haha

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s