Brasil, de novo!

Ando novamente sumida e sem muita paciência para administrar este blog. #confessei!

Mas prometo que logo mais volto com posts…estou novamente no Brasil e com previsão de ficar aqui por um bom tempo! Ainda tenho algumas coisas pra contar sobre a Suécia; mas, já que ando sem grandes idéias, aceito sugestões de posts.

Abraços a todos!

Advertisements

Sobre marianapp

My life in the frozen land
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , , , . ligação permanente.

9 respostas a Brasil, de novo!

  1. Bom dia, Flor!
    Compreendo exatamente seu sentimento, mas não se deixe abater que aposto que daqui a pouco você estará cheia de ideias e vivências para compartilhar conosco, aqui neste espaço tão delicioso e agradável de ler.

    Ah! Uma dica sobre um possível post: sobre as companhias aéreas nacionais e internacionais por onde você passaram. Poderia fazer uma ligação entre as duas e destacar os pontos positivos e negativos. Aproveite esse seu lado de turismóloga. hahaha Enfim, é apenas uma dica e fica ao seu critério. 🙂

    Beijos pra vocês e se cuidem!

  2. Por Favor, gostaria de saber como você fez para conseguir morar aí. Acho que seria interessante um post sobre isto, até por que há muitos brasileiros que SONHAM em morar aí. EU por exemplo, rsrs’, e acho que seria legal um post dizendo o que os SUECOS acham sobre os Brasileiros, o que o Governo acha sobre isto. se é fácil conseguir morar aí, formas de se morar, se é difícil conseguir emprego aí para quem não sabe o sueco, se dá para se viver bem mesmo sem saber falar sueco. entre outras coisa deste tipo. Obrigadooooo, Preciso de um post assim !, Querooo muito morar aí !, Tenho 17 anos ainda, e pretendo tentar alguma forma para se morar aí quando terminar a faculdade. Obrigado Novamente !!!

    • marianapp diz:

      Felipe…

      Seja bem vindo ao blog. Eu até faria um post sobre o assunto, porém fui morar na Suécia pq a empresa do meu marido transferiu ele para lá. Ficamos 2 anos e 6 meses na Suécia e voltamos para ele terminar o trabalho q comecou lá.
      Pra morar na Suécia, em primeiro lugar vc deve entrar em contato com o Consulado Sueco e dar entrada no visto de moradia ou estudo. Não pode te informar com precisão se é dificil achar emprego no país, pq não fui atrás disso. Sobre a língua, vc consegue sobreviver se tiver inglês, porém acho interessante vc aprender a língua. Alguns cursos de pós graduacão são oferecidos em inglês, porém alguns é exigido sueco.

      Ah outra coisa sobre a língua, alguns empregos exigem o sueco…por exemplo área da saúde, atendimento ao público.,..entre outros. Porém se vc for para uma multinacional talvez consigo levar no inglês.

      O governo pra ser sincera, não deve achar ruim, pq eles ajudam tantos refugiados q um imigrante a mais ou a menos…o importante é estar fazendo alguma coisa…

      Moradia: geralmente de aluguel…e em algumas cidades é bem dificil de encontrar vagas…alguns suecos alugam um ap e dividem com outras pessoas…

      Dê uma ficada no meu blog q talvez encontre alguns posts de seu interesse… mas de uma olhada nesse outro blog: Uma caipira na Suécia

      Agora minha opiniao pessoal: apesar de vc ter o sonho de morar no exterior, acho q vc deve ter em mente do q vc tem vontade de fazer no exterior. Não adianta ir apenas por ir. A vida no exterior não é fácil…tem seus altos e baixos; lembre-se q vc irá para um país diferente, uma cultura nova…é td novo…claro q isso é empolgante…mas fica minha dica: vá com um objetivo. Estudar, trabalhar…pense em ter uma vida melhor…subemprego vc consegue aqui no Brasil. Não vá apenas morar no exterior pq a Suécia está na modinha, ou pq tem aparecido na televisão…pense direito antes de tomar a decisão!!
      Abracos

      • Muitíssimo Obrigadoooo !!! Eu farei faculdade de Relações Internacionais, o que pode me facilitar (eu acho) a conseguir um trabalho por lá, Realmente a vida em outro país não é fácil, por isso desde já estou planejando tudo para que consiga tudo por lá sem passar por muitas dificuldades, eu acho tudo na Suécia muito interessante a cultura (que eu tive a chance de aprender muito mais graças ao seu blog), o Idioma eu acho muito difícil, e como não aqui não no Rio de Janeiro não há curso de Sueco, estou estudando aos poucos com o que eu consigo, e com amigos que eu tenho de lá.
        Mas você está de Parabéns pelo seu Blog, Sem dúvidas o melhor blog a respeito da cultura sueca !
        Obrigado por compartilhar isto conosco !

      • marianapp diz:

        Felipe

        Olha só o que achei no site da Embaixada (se quiser saber mais clique aqui (site da Embaixada)

        Permissão de residência
        Cidadãos brasileiros podem ficar até 90 dias na Suécia como turistas, sem a necessidade de visto, porém não podem trabalhar. Se um cidadão brasileiro deseja ficar por mais que 90 dias na Suécia, ou se pretende trabalhar, será preciso fazer um pedido formal de uma permissão de trabalho e/ou residência, com meses de antecedência na Embaixada ou no Consulado Geral em São Paulo ou Rio de Janeiro. Requisitos para permissão de residência na Suécia.

        Obs: O Selo de Permissão de Residência será substituído por uma Cédula de Registro para Estrangeiro. Assim, o procedimento de solicitação de permissão de residência por vinculo familiar será alterado. A partir de maio de 2011, todas as entrevistas, fotos e impressões digitais serão recolhidas na Embaixada da Suécia em Brasília. A leitura biométrica somente será possível ser realizada na Embaixada da Suécia, pois apenas a Embaixada irá dispor deste equipamento. Assim, o solicitante deverá comparecer à Embaixada.

        No momento, não é possível agendar entrevistas na Embaixada. Em breve maiores informações serão colocadas no site da Embaixada.

        Os interessados em residir na Suécia tem que, obrigatoriamente, ter laços familiares na Suécia(entende-se por família filhos menores de idade e a esposa ou esposo) e comprovar a necessidade de residir no mesmo país. Laços familiares também inclui casados, “sambo” e namorados.

        Para solicitar a permissão de residência, o requerente deve contatar o Consulado Geral da Suécia no Rio de Janeiro ou de São Paulo para marcar horário para entrevista.Todos os documentos devem ser apresentados no dia da entrevista.

        A Embaixada em Brasília só marca entrevistas a requerentes que residam em Brasília ou no estado de Goiás, os demais devem se dirigir ao consulado do Rio ou São Paulo.

        Telefone Consular Rio: 21 3852 3143
        Telefone Consular São Paulo: 11 5506 9994
        Embaixada em Brasília : 61 3443 0327 (08:15 – 09:45)

        Para informações sobre quais são os documentos necessários para obter permissão de residência na Suécia, acesse o primeiro documento em anexo à direita intitulado Documentos necessários para permisssão de residência por vínculo familiar.

        Todos os documentos devem ser entregues ao Consulado pelo requerente no dia da entrevista. A entrevista pode ser cancelada e remarcada caso alguns documentos estejam faltando. O tempo de espera para uma próxima entrevista é de 3 a 4 meses, por isso aconselhamos que os requerentes tenham todos os documentos necessários consigo no momento da entrevista.

        Mais informações: acesse o Boletim informativo sobre permissão de residência na Suécia para casados, com união estável ou nubentes, e o formulário guia traduzido para português para auxiliar aqueles que não tem domínio da língua inglesa, também à direita como documento em anexo. O formulário-guia em português não deve ser preenchido e não será aceito como documento oficial. Deve ser usado como um auxílio no momento do preenchimento do formulário oficial do departamento de migração – encontrado à direita em links externos.

        Depois de entreguar os documentos istados acima, o Departamento de Migração na Suécia, demora entre 2 a 9 meses para entregar a decisão.

        Informamos que a partir do momento que a entrevista é realizada, o requerente não deve viajar para a Suécia enquanto aguarda a decisão para o visto de residência. A decisão deve ser aguardada no Brasil, sujeito a atraso no processo de visto e cancelamento do mesmo.

        A Embaixada selará o passaporte com o visto em no máximo 3 semanas a partir da data de chegada do passaporte a Embaixada.

        O Departamento de Migração na Suécia é o órgão responsável pela decisão de qualquer tipo de visto, não tendo a Embaixada da Suécia informações sobre a demora do processo e nenhum meio para adiantar a decisão do Departamento de Migração.

        Portanto, a Embaixada da Suécia aconselha a todos que não comprem suas passagens antes de possuir o passaporte com o visto selado em mãos.

        Esta Embaixada não se responsabiliza por viagens compradas com antecedência pelos requerentes.

        Perguntas Frequentes

        Recebi a informação de que meu visto de residência foi aprovado . O que faço agora?
        Por gentileza, envie seu passporte com uma foto 3×4 cm e uma carta informando em qual Consulado sueco (Consulados Suecos no Brasil) você gostaria de buscar seu passaporte pessoalmente e seu e-mail ou telefone para contato.

        O selo do visto de residência pode demorar no máximo 15 dias úteis. Após o passaporte ser selado com o visto, é enviado via SEDEX ao Consulado escolhido.

        A Embaixada não se responsabiliza por greve nos correios e demora na entrega do passaporte por parte dos serviços de correios ou empresa de transporte de documentos. A embaixada não tem como intervir para que o passaporte chegue mais rápido.

        Uma vez enviado pela Embaixada, o Consulado deve ser contactado para verificar se seu passaporte já chegou no Consulado da Suécia indicado por vocêantes de ser buscado pessoalmente.

        Recebi minha permissão de residência na Suécia e não posso esperar o tempo que a Embaixada leva para selar a permissão no passaporte. Posso viajar a Suécia e receber o selo de permissão lá?

        Não. O departamento de migração cancelará sua permissão e solicitará que você volte ao Brasil. Depois de algumas semanas no Brasil você poderá receber seu selo de permissão na Embaixada.

        Gostaria de levar meu passaporte a Embaixada em Brasília e aguardar enquanto a Embaixada cola o selo de permissão. Posso ir a Brasília?
        Não. Se você mora em Brasilia ou está aqui como turista, você pode entregar seu passaporte pessoalmente na Embaixada e escrever um bilhete informando que o retirará na Embaixada em Brasília. Quando seu passaporte estiver selado entraremos em contato por telefone.

        Se você não mora em Brasília, você também pode enviar seu passaporte por SEDEX e escrever um bilhete com seu telefone informando que irá reitrar o passaporte pessoalmente na Embaixada. Você também será informado quando seu passaporte estiver selado.

        Não tenho como buscar meu passaporte pessoalmente, posso enviar uma pessoa com uma procuração para me representar?
        Nao. Segundo a lei sueca vigente desde 2007, os socilitantes devem buscar seu passaporte pessoalmente para que se confirme que o solicitante se encontra no Brasil e para garantir que a Emabaixada ou Consulado só entregue o passaporte ao titular evitando extravio.

        Permissão de Trabalho
        Aqui você encontrará informações referentes ao visto de trabalho na Suécia.

        Nesta página você encontrará informações sobre o visto de trabalho na Suécia, e perguntas freqüentes sobre o assunto.

        Para informações sobre os documentos necessários para permissão de trabalho, acesse o anexo à direita.
        Para fazer o requerimento on-line (solicitante titular e co-solicitante juntos) acesse o link do Departamento de Migração: http://www.migrationsverket.se/info/883.html
        Para informações sobre taxas consulares acesse o link à direita.
        Para informação sobre documentos necessários para o co-solicitante, em caso de requerimento separado do titular, acesse o anexo à direita.
        Isenção de permissão de trabalho

        Novas regras para permissão de trabalho entraram em vigor em 1 de janeiro de 2010. Os seguintes casos estão isentos de permissão de trabalho:

        Funcionários de empresas internacionais que realizarão estágio, cursos internos ou cursos de capacitações dentro da empresa na Suécia num período máximo de três meses (90 dias).
        Funcionários em viagens de negócios à Suécia que realizarão cursos de capacitação, testes, fechamentos de uma encomenda/negócios, durante um período máximo de três meses (90 dias).

        Outros casos de isenções:

        Representante em viagem de negócios, como jornalista e empresários(as) que ficarão por um período temporário;
        Pesquisadores visitantes ou professores universitários que participarão de atividades de ensino, palestras ou pesquisas durante um período máximo de três meses;
        Artistas que participarão de um evento artístico temporário de rádio ou televisão, organizado por: Sveriges Radio AB, Sveriges Television AB, Sveriges Utbildningsradio AB eller Nordisk Television AB ou realizarão reportagens de rádio ou televisão.
        Artistas, técnicos e outros funcionários vinculados à turnê que trabalharão durante o máximo de 14 dias dentro de um período de 12 meses, e com organizadores cadastrados pelo Departamento de Migração (Ver lista dos organizadores cadastrados:http://www.migrationsverket.se/info/169.html );
        Atletas profissionais e funcionários correlatos que durante um período máximo de três meses participarão de um campeonato internacional na Suécia;
        Diplomatas que trabalharão num escritório de representação, e seus dependentes.

        É necessário requerimento de permissão de permanência e trabalho na Suécia para os funcionários (como os acima mencionados) cuja estadia e trabalho na Suécia ultrapassem 3 meses (90 dias).

        Dúvidas

        Para mais informação acesse:

        Site do Departamento de Migração sueca: http://www.migrationsverket.se
        Guia “passo a passo” sobre trabalho e vida na Suécia para estrangeiros não-europeus; http://www.workinginsweden.se
        Guia turístico sobre a Suécia: http://www.visitsweden.se
        Em caso de duvida sobre permissões de trabalho e de residência, ligar para o telefone: +55 61 3443 0327. Horário de atendimento: segunda à quinta-feira das 08.15 às 09.45, ou enviar e-mail para: ambassaden@foreign.ministry.se (Assunto: Setor de Migração)

        Perguntas frequentes

        Gostaria de ter mais informações sobre a possibilidade de buscar trabalho na Suécia. Existe a possibilidade de ir para o País em busca de trabalho e depois de encontrado, obter o visto de trabalho e residência?

        Sim e não. A regra principal é que a solicitação de Permissão de Residência e Trabalho seja requerida no país de origem ou no país de residência fora da Suécia. A permissão tem que estar pronta antes da sua viagem para Suécia. Estudantes universitários ou pessoas que estejam visitando o futuro empregador podem solicitar a Permissão de Trabalho na Suécia.

        Há três possibilidades para solicitar permissão de trabalho:

        Requerimento on-line é um caminho rápido e através do site do Departamento de Migração sueca http://www.migrationsverekt.se e link: http://www.migrationsverket.se/info/883.html;
        Entregar a solicitação na Embaixada da Suécia em Brasília, Consulado do Rio de Janeiro ou Consulado de São Paulo. Se os documentos forem enviados por SEDEX, não é preciso mandar o passaporte original, porém as cópias precisam ser autenticadas em cartório.
        Estudantes universitários ou pessoas que estão visitando seu futuro empregador podem enviar o requerimento direto para DPO de Migração sueca ”Tillståndsenhteten i Solna” (Endereço: Migrationsverket, Tillståndsexpeditionen, Box 507, 169 29 Solna) ou entregar pessoalmente numa das entidades de DPO de Migração sueca
        Posso obter visto de trabalho sem ter um trabalho na Suécia?

        Não, para trabalhar na Suécia é necessário um prévio contrato de trabalho.

        Posso levar a minha família junto comigo?

        Sim, em casos em que o titular irá trabalhar e residir por mais de seis meses na Suécia, os dependentes podem ganhar permissão de residência, desde que sejam:

        Esposo(a), parceiro(a) (heterossexual ou homossexual);
        Filhos menores de 21 anos do titular ou do co-solicitante;
        Em caso de filhos(as) maiores de 21 anos, é necessário que se comprove a dependência financeira deles do titular ou do co-solicitante.

        Em caso de requerimento via o site do Departamento de Migração (http://www.migrationsverket.se/info/883.html) os dependentes podem fazer a solicitação e pagamento on-line junto com o titular.

        Em caso de solicitação entregue separado do solicitante titular é necessário o preenchimento do formulário Ansökan för medsökande till arbetstagare/gästforskare/ idrottsutövare/företagare, nr 132011 (acesse o link à direta). Este formulário e os documentos necessários devem ser enviados, ou entregues na Embaixada da Suécia ou um dos Consulados suecos do Brasil.

        Minha esposa também pode trabalhar na Suécia?

        Sim, em casos em que o titular vá trabalhar e residir na Suécia por mais de 6 meses, o esposo(a)/parceiro(a) (heterossexual/homossexual) pode trabalhar na Suécia mesmo não tendo uma oferta de trabalho antes do viagem.

        Sou artista, o que faço?

        Um artista (cantor, músico, dançarino(a) e artista de circo) que deseja trabalhar na Suécia necessita de Permissão de Trabalho. Para tanto é necessário:

        Passaporte válido
        Um contrato de trabalho do organizador sueco onde consta remuneração, plano de torneio e datas de validade do contrato. O contrato deve ser assinado pelo solicitante e o organizador
        Oferta de trabalho

        Em anexo, à direta, há uma lista com todos os documentos necessários e o formulário para a solicitação de Permissão de Residência e Trabalho. Também é necessário pagar uma taxa consular.

        Artistas, técnicos e outros funcionários vinculados à turnê que trabalharão durante um período máximo de 14 dias em 12 meses, e com os organizadores cadastrados pelo Departamento de Migração (acesse os cadastrados: http://www.migrationsverket.se/info/169.html ) são isentos da Permissão de Trabalho

        Já tenho um oferta de trabalho na Suécia, o que faço?

        É necessário que o empregador preencha um formulário sobre a oferta de trabalho chamado “Anställningserbjudande, nr 232011” que deverá ser enviado junto com o contrato do trabalho, a solicitação e os outros documentos. Para a solicitação é necessário que se observe o seguinte:

        O passaporte tem que estar dentro do prazo de validade durante todo o período de trabalho;
        O empregado pode se sustentar com o salário;
        Salário mínimo deve ser no mínimo 13 000 coroas brutos por mês.
        O empregador anunciou a vaga de trabalho na Suécia e na Europa pelo menos durante dez dias (recrutamento);
        Os acordos trabalhistas estabelecidos pelo Sindicato devem ser equivalentes ou melhor.
        É necessário que sindicato sueco análise os acordos trabalhistas.
        Em anexo, no link à direta, há informações sobre os documentos e formulário necessários para a solicitação de permissão de trabalho. Também é necessário o pagamento de uma taxa consular.

        Quanto tempo demora, depois da entrega dos documentos, para obter o visto de trabalho?

        Depois da entrega dos documentos o Departamento de Migração na Suécia pode levar de alguns dias até cinco meses para apresentar a decisão da Permissão. O tempo dependerá, na verdade, da complexidade do caso, se há um impedimento, se há documentos faltando, etc. Quando o pedido de visto for concedido, o requerente será contatado pelo Departamento de Migração. O solicitante também poderá ligar para o Setor de Migração, ou enviar correio eletrônico para a Embaixada da Suécia.

        Recebi a informação de que minha Permissão de Trabalho foi aprovada na Suécia. O que faço agora?

        Após a confirmação de autorização da Permissão de Trabalho, o solicitante deve enviar o passaporte para a Embaixada da Suécia, em Brasília, para a inserção do selo no passaporte.

        Por gentileza, anexar também:

        Uma foto 3,0 x 4,0 cm ou 3,5×4,5 cm;
        Uma carta informando em qual consulado sueco deseja buscar seu passaporte pessoalmente (São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Manaus, Recife ou Salvador);
        Seu e-mail ou telefone para contato.

        Após a inclusão do selo de Permissão no passaporte, ele será enviado via SEDEX ao Consulado escolhido. O dia do envio de documentos é normalmente às quartas feiras. Uma vez enviado pela Embaixada, o Consulado indicado por você deve ser contatado para verificar se seu passaporte já chegou.

        Observação

        Na Embaixada da Suécia em Brasília, a inclusão do selo do visto de trabalho pode demorar no máximo 15 dias úteis. A rotina é que todos os passaportes sejam selados semanalmente (obedecendo a ordem de chegada na Embaixada) e enviados às quartas feiras pela manha para os consulados.

        A Embaixada da Suécia não se responsabiliza por greve nos correios, e/ou demora na entrega do passaporte por parte dos serviços de correios ou empresas de transporte de documentos, e não tem como intervir para que o passaporte chegue mais rápido.

        A Embaixada não envia passaportes para residências. Para retirar o passaporte é necessário a identificação do titular

      • marianapp diz:

        Felipe,

        Acho q vc está certo: planejar, planejar e planejar! essa é a palavra. A Suécia é um ótimo lugar para se viver. Como já deve ter visto nós moravamos numa cidade de interior no meio do país; mas adorei a experiência e de fato eu recomendo morar no exterior pra todo mundo.

        Acredito q essa experiência amplia nossos horizontes, nos tras cultura e vivência. Ainda temos a oportunidade de viajar para outros países já q por lá os precos de passagens são mais acessíveis. Por isso, faca sua faculdade, aprenda sobre o país e embarque com td certinho e vá ser feliz!!

        Ainda tem muita coisa da cultura sueca que eu não escrevi pq acabou q não vivenciei uma rotina de trabalho ou estudo; mesmo quem namora ou é casada com sueco tem uma outra experiência q eu não possuo…

        Mas é isso, qq coisa entre em contato e desejo a vc muita sorte!!

  3. Novamente Muitoooooooooooo Obrigadoooooooooooooooooo !!!!!, Estou realmente agradecido pela sua ajuda !!!!!, Realmente isto me ajudou muito a rever meus planos aqui e a fazer um melhor planejamento, Se um dia eu chegar a realmente residir lá, Também irei agradece-la com certeza !!!
    Tack så mycket !!! :))))))

    • marianapp diz:

      Que bom Felipe! acho q o primeiro passo vc já deu q é se informar…busque informacões…não vá pra lá sem saber tudo q precisa. Td bem q as x vamos e não sabemos td…mas acho q o principal vc deve saber.

      Obrigada pelo carinho e qq coisa entre em contato novamente!

  4. Tack så mycket !!!, Pois é, sei que a vida em outro País não é nada fácil no começo, por isso quero aprender tudo que eu tiver para aprender sobre o País, para não dar nada errado na hora da mudança para lá !!! e graças ao seu blog aprendi MUITO sobre a cultura Sueca, Novamente Tack så mycket !!!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s