Primeiro Ministro sueco propõe aposentadoria aos 75 anos

Essa semana o Primeiro Ministro sueco causou polêmica ao afirmar que a idade para se aposentar deveria passar de 65 para 75 anos. Ele afirma que grande parte das pessoas não consegue manter o mesmo padrão de vida após parar de trabalhar. “O esquema de pensão não é baseado em mágica; se as pessoas pensam que podem viver mais e encurtar a vida de trabalho, então o valor da pensão será menor; entretanto, poucos estão dispostos a fazer isso”, declarou Reinfeldt ao Dagens Nyheter.

Para continuar trabalhando por mais tempo, Reinfeldt não descarta a necessidade de ter mais de uma carreira durante a vida. “É uma visão muito desafiadora. Nossa vida inteira é caracterizada na idéia de que uma vez feita a escolha, ela valerá para sempre; ao invés disso, os suecos precisam ser capazes de mudar sua carreira numa fase posterior da vida.”

O premiê diz ainda que o empréstimo para educação não está fora de questão aos maiores de 55 anos. “Talvez valha a pena olhar para isso”. Para ele, aqueles com mais de 55 anos se tornariam atraentes para os empregadores, pois trabalhariam por mais de 20 anos ao invés de parar em 5 ou 6 anos. Mas alerta: uma pessoa de 30 anos não faria o mesmo trabalho de uma de 70. (Huuuummmm, que bom!)

A Suécia tem uma forma flexível de aposentadoria, na qual os trabalhadores param de trabalhar entre 61 e 67 anos de idade. Segundo o Statistics Sweden, 7,8% dos suecos com mais de 65 anos de idade estavam empregados em 2010.

Os comentários feitos essa semana pelo primeiro ministro foram criticados pelos principais jornais do país, assim como pela oposição e sindicatos. Segundo uma pesquisa divulgada por uma TV local, 73% dos suecos seriam contra a medida.

Para aqueles com cargos na política ou em escritório, trabalhar após os 65 anos significa ocupar altos cargos bem remunerados em consultoria. Mas para aqueles cujas funções são mais físicas, a história é diferente, muitos sentem que os joelhos e costas já não funcionam tão bem, criticou o Aftonbladet.

“É totalmente impossível agora, a idade média para aposentadoria é de 64 anos”, disse o economista Mats Morin ao site do Dagens Nyheter. Ele acrescenta que se as condições de trabalho melhorarem, as pessoas seriam mais saudáveis e poderiam trabalhar mais no futuro.

Na próxima semana, o primeiro ministro terá uma reunião com líderes de países nórdicos para discutir, entre outras questões, as implicações do envelhecimento da população.

 

– Primeiro Ministro: Levanta aí! Você aguenta mais uns anos!

Já pensou se a moda pega??

 Tradução Livre do artigo Swedes should work until they´re 75: Reinfeldt e usado como consulta Premiê causa polêmica ao sugerir que suecos trabalhem até os 75 anos

 

Anúncios

Sobre marianapp

My life in the frozen land
Esta entrada foi publicada em Suécia, Sverige com as etiquetas , , , , , , , , , , , , , , . ligação permanente.

3 respostas a Primeiro Ministro sueco propõe aposentadoria aos 75 anos

  1. Ele tem razão num ponto…o padrão de vida cai muito após a aposentadoria se não tiver uma aposentadoria complementar, só se salvam aqueles mais em cima da piramide com suas benesses….quando falo aos meus amigos aposentados que diaríamente saio para trabalhar todos são unânimes em dizer que gostariam de retornar aos seus postos de trabalho. Agora que estou prestes a completar 64 anos quero montar uma oficina mecanica….

  2. Cintia diz:

    Mariana, isso é muito polêmico. O conribuinte aqui paga sua taxa para se aposentar e chega a ser ridículo o que se recebe depois dos 65. A aposentadoria de um professor aposentado (em torno de 7000 coroas) é menor que o “benefício” de um refugiado de guerra (alguns chegam a 8000 coroas). Assim fica difícil aceitar esse tipo de medida mesmo. Particularmente eu acho um desrespeito ao cidadão com mais de 65.

    • marianapp diz:

      Tbm acho um assunto polêmico, porém acho q a pessoa tenha o livre arbítrio. Se ela quiser e tiver condicões q continue trabalhando. Em alguns casos, a pessoa até tem vontade de trabalhar, mas fisicamente já não tem condicões. Acho q o erro é forcar e exigir.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s