Dez coisas sobre a Suécia 10: carros

Atualmente não sou a pessoa mais entendida de carros,  mas já tive potencial para ser. Com um pai apaixonado pelo assunto, cresci em meio às revistas especializadas.  Sabia o nome de vários modelos, os lançamentos e adorava ir nas concessionárias com meu pai. Os anos passaram e fui me distanciando disso tudo, felizmente ou infelizmente, acabei dando importância para outras coisas. Hoje sou bem desligada, nem sei mais sobre os lançamentos e fico perdida em meio a tantos modelos. O texto a seguir não tem a intenção de discutir sobre mecânica, potência ou qualidade; muito menos preços e manutenção, quero contar um pouquinho do que vejo nas ruas, com alguns dados oficiais retirados do site Statistic Sweden.

 A marca mais vista nas ruas é sem dúvida volvo e o  Statistic Sweden, não me deixa mentir,  sendo o mais vendido,  seguido pela Volkswagen,  Saab, Ford, Toyota, Audi, Opel (Chevrolet), Renault, Peugeot e BMW.

Os suecos gostam de carro grande e espaçoso. O modelo mais visto é o estilo Kombi, ou seja, nossa perua e arrisco a dizer que a linha V (V50, 60 e 70) é a preferida por estas bandas. É possível encontrar modelos novos, até modelos bem antigos, principalmente do V70.

Como os carros são grandes, é notório ver como eles carregam tranqueira coisas dentro; às vezes, tenho a impressão que algumas pessoas utilizam o carro como  uma extensão da casa, um armário talvez.

Outra cena recorrente: cachorro no porta malas. Várias pessoas transportam o cachorro e dependendo do carro já existe um espaço reservado para o bichinho com um cercadinho, uma espécie de casinha. Mas não são só os  cachorros pequenos que são levados no porta malas, é normal ver cachorros grandes com o focinho amassado no vidro! (brincadeira!!). Com esses cachorros, eles colocam uma grade entre o banco do passageiro e o porta malas, evitando assim que o animal pule no banco.

A maioria dos carros possui engate, pois muitas lojas fazem o esquema “você leva e monta”; além disso, é muito comum ver trailers conectados em carros. Alguns são mais chiques e maiores que nem precisam dos engates. Fato: aqui em Ludvika, de cada 5 casas, uma tem trailer!!!!

Em relação a cor: a preferência nacional com 30,6% é o prata/cinza, seguido dos vermelhos com 18,1%, azuis (17,9%), preto (10,3%), verde (8,4%), branco (8,4%), marrom (3,3%) e por último está o amarelo com 1,6% da preferência (dados: Statistic Sweden).

Carro velho? Tem sim, e é comum vê-los. Existem carros com pedaço de lataria de outra cor e enferrujados devido ao sal jogado na neve.  A diferença, é que estes carros não atrapalham o trânsito e nem estão amarrados com cordas e tudo mais que a criatividade brasileira permite (pelo menos, nunca vi).

Carro enferrujado é bem comum

O horário de pico do trânsito da grande Ludvika é em torno de 16:00 e 17:30. Os suecos possuem o costume de entrar cedo no trabalho para poder sair mais cedo. Coincidentemente, este também é o horário de pico dos supermercados!

Outra coisa comum: quilometragem alta. No Brasil, se olharmos uma quilometragem acima de 100.000, para um carro de três, quatro anos já desconfiamos e nem olhamos mais; aqui não, isso é muito comum. Os suecos usam mesmo o carro e durante muito tempo. No Brasil existe a cultura de com três, quatro anos está na hora de passar o carro pra frente, aqui não! eles seguem firmes com o carro. Chegam a ficar mais de dez anos ou melhor, conheço gente que está com o mesmo carro há mais de vinte anos, passado de pai pra filho!!

Outro fato: os suecos  (alguns – não vamos generalizar!) tem dificuldade para estacionar corretamente!!!!!! por vezes vemos carros tortos, fora da vaga e assim por diante. Como no inverno é dificil saber aonde estão as vagas, o pessoal relaxa e para de qualquer jeito (tá, talvez esteja exagerando um pouco, rs). Veja o video abaixo com fotos pra ter uma noção da “cabeçudagem”.

Auto-escola: me responda, que carro você teve aula de direção? Gol? Palio? KA? Tá certo que as coisas vem mudando um pouco nas auto-escolas, acho que o consumidor está mais rigoroso e gosta de fazer aula em carro diferenciado (!!?). Mas já imaginou fazer auto escola num volvo? Num golf? Ehh..coisa boa, aqui você consegue, rs. Para tirar a carteira é muito parecido com o Brasil, existe a prova escrita, a prática e claro uma prova de direção na neve.

No inverno, é necessário trocar os pneus para um de neve. E claro que ninguém leva os carros em borracharias para trocar, cada um faz a sua troca; porém, os suecos são espertos e já tem ferramentas específicas para tornar a troca mais agradável (!?), rápida e eficiente!!

Pneu de inverno com preguinhos Fonte: Mochileiros.com

Sueco também adora carros antigos! no verão é muito comum vê-los desfilando com seus clássicos bem encerados e conservados. Várias cidades fazem encontros entre os entusiastbilar, como os amantes dos autos antigos são chamados. Abaixo, algumas fotos:

No video abaixo dá para ter uma idéia de como são os encontros dos entusiastbilar!

E pra finalizar, mais estatísticas:

Em outubro deste ano, foram vendidos 26 646 novos carros, tendo um descréscimo de 3.9% das vendas em relação a outubro de 2010 (27 725). O gráfico abaixo mostra que a mulherada aqui na Suécia tem mais carros do que os homens!!!

Passenger cars in use by the sex of the owner. (Index 1972=100) –

Anúncios

Sobre marianapp

My life in the frozen land
Esta entrada foi publicada em 10 coisas sobre a Suécia!, Neve, Suécia, Sverige com as etiquetas , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . ligação permanente.

19 respostas a Dez coisas sobre a Suécia 10: carros

  1. Maxwell diz:

    Este post encerra a série “10 coisas sobre a Suécia”?

  2. Bastante interessante este post, Mari!
    Gostei da precisão da informação e as fotografias ficaram ótimas.

    Beijos.

  3. M diz:

    Muito bom ! Gostei !

  4. O Malfeitor gostou do teu post….ele tá bem humorado hoje ! (ele rouba sinal de internet das velhinhas do apartamento 42).

  5. Fabrizio diz:

    O MAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA MUITO SHOW O POST. PARABÉNS

  6. Paulo Levi diz:

    Muito bom, Mari. Tack sa mycket!

  7. Belair diz:

    Parabens pelo post Mari.Muito melhor que os posts do teu véio,rsrsrs.
    O mais bonito carro que apareceu nas fotos ,claro, foi um 57 vermelho que dá um “banho” nos outros,né não?
    O vídeo tambem é bom ,feito em Julho,e nota-se o alto verão sueco ,onde a temperatura deveria estar em escaldantes…o quê? 18 C? rsrsrsrs

    Bom retorno proceis.

    • marianapp diz:

      Hahahaha…adorei o comentário Belair. Concordo, o 57 é bem bonito mesmo (tá, confesso q só achei o carro depois q me pai me falou qual era!!!!!!!). O video não foi feito por mim, mas com ctz no alto verão sueco…se eles tiveram sorte conseguiram pegar uns 25…rs. Coisa rara, mas nós pegamos 25-28 coisa de dois dias, mas pegamos!! hihi

      Obrigada!!

  8. Ron Groo diz:

    É verdade, seu pai não estava corujando não.
    O Post ficou muito bem feito, escrito de forma leve e bem ilustrado.
    Parabéns.

  9. gustavo diz:

    eu estou indo morar la e suas dicas ja me ajudaram muito.obrigado

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s