Quarta Musical #79: Vocado

Música: sf (lat musica) 1 Arte e técnica de combinar sons de maneira agradável ao ouvido. 2 Composição musical. 3 Execução de qualquer peça musical. 4 Conjunto ou corporação de músicos. 5 Coleção de papéis ou livros em que estão escritas as composições musicais. 6 Qualquer conjunto de sons. 7 Som agradável; harmonia. 8 Gorjeio. 9 Suavidade, ternura, doçura. 10 fam Choro, manha. M. coral: música cantada ou executada por um coro (Michaelis – online).

Eu acredito que música é um daqueles assuntos delicados. Acho tão pessoal e infelizmente alguns não sabem respeitar o gosto dos outros. Sabemos que tem muita coisa ruim no mercado e pior: faz sucesso! Mas nós temos o livre arbítrio e podemos escolher o que vamos ou não escutar.

Tenho grande dificuldade de escolher música quando as pessoas vem na minha casa. Acabo colocando bandas básicas que acredito que agradam algumas pessoas (principalmente bandas pop/rock mais antigas brasileiras), mas nunca sei se realmente quem está ali comigo gosta daquele tipo de música. Depois que fiz especialização em voz, abri minha mente para estilos que considerava “música de velho, sem graça, música pra dormir” (olha ai o pré – conceito! aprendi ao longo dos anos a não julgar antes de ouvir).

Coral sempre foi um estilo adormecido no meu fundinho e novamente, depois da especialização eu digo: adoro coral, canto capela…ADORO! Já fiz parte de um mini coral e sinto falta disso. Acho super relaxante e gostoso cantar…uma pena que não ando cantando tanto quanto antes. 😦

Cantar a capela não é fácil, pois o cantor está muito vulnerável;  garganta seca, tosse, poeira, entre outras coisas podem atrapalhar e  não terá nenhum instrumento para camuflar isso. Cantar com muitos efeitos de estúdio é fácil, fora os playbacks da vida! Agora, quero ver cantar ao vivo!  Vou escrever algo brega mas, Faustão, “o grande filósofo das tardes de  domingo” estava certo: “quem sabe faz ao vivo”. (hihihi)

Vocado é um grupo sueco composto por Amanda Sjöberg, Malin Gavelin, Lukas Gavelin, Anton Leanderson-Andréas e Joel Nilson. Eles cantam totalmente a capela e tive a oportunidade de vê-los ao vivo essa semana. O grupo já participou e, foi muito bem sucedido, em diversas competições internacionais. Em janeiro de 2011 foi escolhido como o “Coro do ano” pela Sociedade Sueca de Coros.

Grupo Vocado

O grupo é muito bom e de todos os shows promovidos pelo Ludvika Jazzklubb, pra mim, este foi o melhor! Passou muito rápido, e confesso que sai de lá com vontade de cantar com eles!

A qualidade da imagem não é lá grandes coisas, pois a iluminação do local é muito ruim.

Video 1 – muito boa!! dá vontade de cantar com eles, rs…

Video 2 – Também gostei, mas não lembro o nome 😦

Aqui eles cantam My funny valentine

Video 4 – aqui cantando em sueco

Pra fechar o show eles cantaram Have you ever really loved a woman

Vocês concordam comigo, sobre o assunto “música”? que acharam do grupo? que tipo de música gostam?  deixem suas opiniões!!

Mês passado filmei um pedacinho do show organizado pelo Ludvika jazzklubb, vocês lembram? se não clique AQUI.

Sobre marianapp

My life in the frozen land
Esta entrada foi publicada em Quarta Musical, Suécia, Sverige com as etiquetas , , , , , , , , , , , , , , . ligação permanente.

4 respostas a Quarta Musical #79: Vocado

  1. Maxwell diz:

    Muito bom seu texto. Gosto de definicões técnicas para se introduzir um assunto. Que Apolo proteja sua voz e guie seu canto!

    • marianapp diz:

      Obrigada, obrigada!!
      Gostei muito de fazer esse texto…sei q posso melhorá-lo, mas por enquanto tá bom! vc tem sido o meu grande incentivador…a cantar, a estudar, a evoluir…obrigada por seu apoio! Prometo cantar mais! mas primeiro farei exercicios pra nao ficar com uma voz de taquara rachada, pode ser??? beijos

  2. marielstupp diz:

    Oi Mari!
    Agora que passei a fase “procurar trabalho loucamente” tive um tempo pra dar um pulo aqui. 🙂
    Eu também já tive muito preconceito em relacão a certos gêneros musicais, mas depois que percebi o quanto saia perdendo por me fechar dessa forma, aliviei. Uma coisa que ajudou a me abrir foi uma aula de música que tive na escola quando fiz intercâmbio nos EUA. Cada fim de aula a professora colocava pra tocar 3 músicas que os alunos levavam e a gente tinha que escrever sobre ela: voz, melodia, batida, harmonia… a gente acabava descobrindo beleza até em bandas/gêneros que a gente achava horrível a princípio.
    E falando em cantar, sabes que na Suécia cerca de 10% das pessoas cantam em corais? Minha sogra é uma delas. 🙂
    Beijos

    • marianapp diz:

      Mariel, seja bem vinda ao blog!
      Concordo com vc…temos de ter os “ouvidos abertos” a novos ritmos! E achei muito interessante o q essa professora de música fazia. Eu adoraria fazer um exercício desse tipo!!
      bjs

Deixe uma Resposta

