Peripécias da Mari 4: vaniljhjärtan, tortinha de blueberry e a falta da manteiga

Eu confesso que em algumas receitas eu diminuo a manteiga! Eu sinto uma certa dor na consciência de saber a quantidade de manteiga que leva, rs; mas ao mesmo tempo, sei que é importantíssimo usar a quantidade certa, Julia Child que o diga!

E hoje, acordei com aquela vontade de fazer alguma receita diferente e tinha que ser algo que nunca fizera e, de preferência, estreiando algo que ganhei e ainda não havia usado!

Separei os ingredientes e quando percebi, a receita pedia 200g de manteiga! Abri o armário (sempre deixo manteiga em temperatura ambiente – lembre-se: moro na Suécia, posso fazer isso por mais tempo!), peguei o potinho e…tinha cerca de 90g! Teimosa que sou, continuei…claro que não estava dando ponto, apelei para a manteiga com sal, porém fiquei com medo de ficar adicionando muito e interferir no sabor final.

A massa foi para geladeira para resfriar, e enquanto isso, preparei o creme de baunilha. Claro que mesmo resfriada a massa não deu o ponto certo e continuei a teimosia até fazer 3 vaniljhjärtan. Quando tive a grande idéia de fazer tortinhas de baunilha e blueberry. Acho que fui melhor sucedida! Tem futuro a receita, mas da próxima vez usarei 200g, rs!

Mas só para situá-los, vaniljhärtan são tortinhas em formato de coração recheadas com creme de baunilha. Meses atrás, quando comecei a série “Doces Suecos“, resolvi experimentar e fiquei apaixonada pelo doce. Na confeitaria e nos supermercados, era vendida numa forminha em formato obviamente de coração. Fiquei semanas procurando as tais forminhas, mas nunca encontrava.

Olha aí as forminhas de papel...esses são do supermercado!

Comentava com várias pessoas sobre as tais formas e num  belo dia, passeando com a Raíta e a Luciane em Borlänge, Raíta encontrou as formas, porém não em papel. Peguei um pacote e Raíta logo correu dizendo: vou te dar de presente!! Fiquei muito feliz e estava louca para experimentar a receita e claro fazer para Raíta, nada mais justo já que ela me deu as formas. Infelizmente, ela voltou ao Brasil antes de experimentar meu vaniljhärtan (na verdade, acho que ela foi bem sortuda, não será cobaia, rs)

Vaniljhjärtan

fonte: Sju sorters kakor

rendimento 16

Ingredientes – dl=100ml

4 dl farinha de trigo

1 dl de farinha de batata (potatismjöl)

 ½-1 dl de açúcar

200g de manteiga

Creme de baunilha

1 -½ dl de creme de leite

1 gema de ovo

2 colheres de chá de açúcar

1 colher de sopa de farinha de batata

2 colheres de chá de baunilha

Cobertura

Açúcar de confeiteiro

Modo de preparo

1. Unte as forminhas em formato de coração e reserve; pré-aqueça o forno a 200 C;

2. Misture as duas farinhas e o açúcar numa travessa. Colocar a manteiga picada e misturar tudo até formar uma massa lisa. Deixe a massa na geladeira por alguns minutos;

3. Numa panela, coloque todos os ingredientes do recheio numa panela, exceto o açúcar de baunilha. Cozinhe mexendo sempre, até engrossar. Retire do fogo e acrescente o açúcar de baunilha, misture e reserve;

4. Abra a massa bastante espessa. Coloque nas formas e preencha com o creme e cubra com outra parte da massa aberta. Asse na parte de baixo do forno por cerca de 15 minutos;

5. Desenforme delicadamente enquanto estão quentes. Deixe esfriar e peneire o acúcar de confeiteiro por cima.

Para fazer as tortinhas, coloque a massa em formas individuais e acrescente o creme de baunilha e por cima coloque blueberries.

meu projeto de vaniljhärtan

As tortinhas ficaram boas!!

Sobre marianapp

My life in the frozen land
Esta entrada foi publicada em Culinária Sueca, Peripecias, receitas, Suécia, Sverige, tradição com as etiquetas , , , , , , , , , , , , . ligação permanente.

7 respostas a Peripécias da Mari 4: vaniljhjärtan, tortinha de blueberry e a falta da manteiga

  1. Jô Bibas diz:

    Farinha de batata?… Mas sobre a manteiga, pense assim: cada fatia ou pedaço, terá só uma partezinha dela.
    Bom fim de semana, Mari!
    BJô

  2. Raíta diz:

    Mari, gostei desse post! Você me deixou com água na boca… Consegui até lembrar do sabor dessa maravilha! Queria estar aí para experimentar seu vaniljhärtan! Valeu a pena ter te presenteado com as forminhas! Beijos.

  3. Oi, Flor!
    Sei que ando um pouco sumida, mas essa minha rotina está me dando nos nervos.
    Então, primeiramente, achava que a medida da manteiga estava errada seja mais mais ou para menos e com isso, em certas receitas eu nunca acertava – achando, eu, que a receita era que estava errada – risos. Mas com um tempo aprendi a lição.

    Adorei o post! Fiquei toda derretida vendo essas tortinhas de corações deliciosas.

    Super beijo e se cuida.

  4. Samantha Lobato diz:

    Oi Mari! Essa receita me pareceu bem apetitosa! Lembra que você publicou a receita daquele doce verde e marron, muito comum aí? Pois, é estou a espera da bebida na importadora aqui e nada :p !!!
    BJO!

  5. Maxwell diz:

    Essas tortinhas passearam…

Deixe uma Resposta

