Ludvika

Ludvika fica no condado de Dalarna que em sueco significa “vales”, pois esta é a província dos vales que ficam encravados entre as inúmeras montanhas cobertas por enormes florestas e vários rios correndo por entre elas. O condado está dividido em 15 comunas (kommuner) sendo: Avesta, Borlänge, Falun, Gagnef, Hedemora, Leksand, Ludvika, Malung, Mora, Orsa, Rättvik, Smedjebacken, Säter, Vansbro, Älvdalen. A mais populosa, é Falun com 55.267 (dados de 2006 – wikipedia) sendo a capital de Dalarna; a riqueza econômica do condado está baseada na exploração mineira (com minas de enxofre, cobre, zinco e chumbo)  e na exploração florestal, com  fábricas de papel e pasta de papel.

Ludvikafoi fundada em 1500, quando o rei Gustav Vasa estabeleceu pela primeira vez um moinho de martelo e fundicão (hammer mill and canon foundry). Entre 1600 e 1700, várias fundições foram criadas e a indústria do ferro se desenvolveu. A indústria elétrica surgiu no início de 1.900 e, em 1930 e 1940 tornou-se um centro de pesquisa e desenvolvimento em transmissão de energia elétrica em alta tensão (antiga ASEA atual ABB).

Por isso, a cidade também é conhecida como “High voltage Valle”, ou vale da alta tensão. Sua maior fonte de renda é a ABB, empresa de engenharia elétrica que em Ludvika emprega 2500 pessoas, produz equipamentos de alta tensão para substações que são exportados para o mundo todo, inclusive para o Brasil. Além da ABB, outra importante empresa situada na região é a cervejaria Spendrups uma das maiores cervejarias privadas da Suécia.

 

Atualmente Ludvika possui 25 821 habitantes. Apesar de pequena, a infra estrutura  é razoável, sendo muitas vezes melhor do que uma cidade de mesmo porte do Brasil. O centro comercial conta com diversas lojas de roupas, farmácia, bancos, livraria, supermercados, restaurantes, cabeleireiros. Ano passado, foi inaugurada uma nova parte de uma galeria com novas lojas e onde abrigam a bonita biblioteca de Ludvika. O cinema também é muito bom, com poltronas confortáveis e ótima qualidade de imagem e som e o melhor de tudo: sem trailers!!!!! (Para ver as lojas clique AQUI)

Para saber mais: Ludvika Kommun, Unika Ludvika, Turismo

Advertisements

Sobre marianapp

My life in the frozen land
Esta entrada foi publicada em Ludvika, Suécia, Sverige, Viagem com as etiquetas , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . ligação permanente.

5 respostas a Ludvika

  1. Jô Bibas diz:

    Mari, tenho esse sonho de nos meus anos dourados, viver em uma cidadezinha pequena assim – onde se fale italianos, de preferência. Agora, cinema sem traillers seria um problema pra mim… Eu sempre perderia as primeiras cenas do filme!
    BJô

  2. Cintia diz:

    Oi mari. Você tem recebido meus emails?

  3. Cintia…..Mari tá viajando esta semana….

  4. Maxwell diz:

    Acho que essa conta de 25 mil habitantes computou até os cachorrinhos… rsss…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s