Mudança, o que levar?

Esses dias, apareceu nas palavras usadas para encontrar o blog a seguinte frase: se mudando para Suécia, o que levar.

O que me fez pensar: “isso daria um post;” mas em seguida pensei: “isso é tão pessoal”, dificil ajudar alguém que nem faço idéia de quem seja. É muito mais fácil ajudar quando alguém faz perguntas específicas.

Quem alguma vez já se mudou sabe que é dificil prever o que você precisará e o que não precisará. Eu confesso que trouxe coisas que nem usei: roupas, sapatos, livros; às vezes trazemos as coisas só para podermos tê-las por perto. Mas acho que se eu fosse novamente mudar para outro país, pensaria melhor no que levar. (principalmente se você não usou conteiner!)

Queria pedir ajuda das amigas com blog, das sem blog, das que moram em outros países e das que moram na Suécia: vamos fazer uma lista de coisas que achamos importante trazer?  e das coisas que não achamos importante? O que acham da idéia? Lembrem-se, essa lista não é pra ser a verdade absoluta, mas para dar um norte para aqueles que estão meio perdidos nessa grande aventura chamada: mudança!

Eu começo com duas coisas que pra mim são importantes em qualquer tipo de viagem, tanto de final de semana como de meses:  remédios e produtos para lente de contato. Remédio é sempre bom ter a mão principalmente no começo quando ainda não conhece o país; depois de um tempo, você encontrará alguns remédios vendidos no Brasil por aqui sem prescrição médica (ibuprofeno, voltaren, omeprazol…). No caso da lente de contato, eu tenho sempre que carregar a caixinha e o líquido.

Quando cheguei por aqui, a primeira coisa que fiz foi procurar a farmácia e ver se encontrava os líquidos. Tentei decifrar alguma coisa nas embalagens e percebi que aqueles produtos eram para lentes gelatinosas (google!!!!); eu uso as do tipo rígidas gás-permeáveis. Cheguei a ir em uma ótica e de alguma forma a atendente entendeu de que tipo de lente eu estava falando e ela disse que por aqui aquele tipo não era mais fabricado (se eu estiver errada, por favor corrijam!).

Por isso, trouxe líquido para um ano (e um pouco mais) com validade longa. Também trouxe alguns remédios extras para dor, problemas de digestão… (a hipocondriaca…hihihi).

Para aqueles que usam lentes gelatinosas fiquem tranquilos, aqui encontrarão os mesmos produtos vendidos no Brasil e na época que olhei, o preço era bem mais em conta – vou passar na farmácia e pesquisar direitinho os preços e os nomes.

Bom, fica aqui minha primeira dica…conto com a participação das amigas e amigos blogueiros e “desblogad0s” para continuar ajudando a “criar” a lista!!

#1 – remédios específicos e alguns de emergência até encontrar a farmácia;

#2 – produtos para lente de contato rígidas gás-permeáveis com validade alta;

 Atualizando com as dicas! não deixem de ler os comentários, pois lá estão as justificativas para algumas coisas, para outras irei justificar na frente do item. Além disso, sempre aparecem outros comentários, sugestões e dicas!

#3 – colírio, principalmente para quem usa lente de contato (até encontrar um por aqui);

#4 – produtos para cabelo cacheado;

#5 – produtos cheirosos para bebê;

#6 – remédios para resfriados e spray para garganta (própolis);

#7 – perfumes e cremes de marcas que só existem no Brasil (natura, boticário…);

#8 – ventilador (só se tiver de conteiner, senão compra por aqui que é barato e tem uns modelos novos bem interessantes);

#9 – bicicleta (conteiner);

#10 – fotos;

#11 – livros (principalmente se você não sabe inglês/sueco. Se souber inglês, você encontra vários títulos, principalmente na loja Akademibokhandeln ou bokus.com (apenas sugestão de onde eu encontrei livros em inglês) detalhe: os preços na Suécia são ótimos!;

#12 – alicate de unha (para remover cutícula – aqui tem alicate, cortador de unha, lixa…mas o alicate daqui só pra cortar mesmo, ele não é amolado);

#13 – óleo de banana para amolecer esmalte;

#14 – panela de pressão (conteiner – aqui é difícil de achar e caro);

Fiz um outro post com a lista atualizada – clique AQUI

Sobre marianapp

My life in the frozen land
Esta entrada foi publicada em Suécia, Sverige, Viagem com as etiquetas , , , , , , , , , , , , , , . ligação permanente.

23 respostas a Mudança, o que levar?

  1. Lorine Fernandes diz:

    Nossa, nem sei por onde começar a lista. Mas uma coisa que é essencial para mim é o creme de pentear para cabelos cacheados. Eu não vivo sem creme de pentear, meu cabelo simplesmente não funciona. E aqui na Suécia não existe creme de pentear, não para cabelos cacheados. Nas poucas vezes que eu encontrei, não era de boa qualidade.

    #1 creme de pentear para cabelos cacheados

    • marianapp diz:

      Lorine, ah essas brasileiras de cabelo cacheado sofrem na Suécia (digo, pois tbm tenho cabelos cacheados, tá certo q nem tem tanto cacho assim…). No inverno eu não sofro tanto…ele fica liso! quem me conhece no Brasil diria que eu estou de chapinha, mas nada…é do inverno mesmo!! isso vou sentir falta…rs

      Eu descobri um produto que vende na Lindex e às vezes no Ahlens, chama Frizz – Ease, drem curls (curl perfecter) da John Frieda – tem linha completa desde shampoo até serum. Até hoje só usei esse q te falei e o serum….muito bom! já ouviu falar?

      Mas de modo geral eu concordo com vc, eles não tem bons produtos para cabelos cacheados…o que temos de tomar cuidado é com as linhas que dão volume no cabelo, rs…

      Obrigada por participar e se tiver mais dicas, volte depois!!
      bjs

  2. Olha Mari qdo eu fiquei sabendo que vinha pra cá meu primeiro impulso foi querer trazer tudo, mas como vc disse acho que mais por apego e nessas trouxe um monte de coisa que nem cheguei a usar..hoje em dia penso diferente, quero ter comigo objetos, coisas de uso pessoal e produtos que sei que não teria em outro país..
    Produtos para o cabelo como disse a Lorine Fernandes ai em cima
    Remédios
    Eu sou apaixonada em um perfume que só tem no Brasil, e eu o traria..
    Ah e coisinhas de bebê com cheirinho já que agora eu tenho o Gui e por aqui é tudo sem perfurme..
    Deve ter mais coisas mas acho que essas foram a que me vieram primeiro a cabeça..mas é basicamente isso..coisas pessoais mesmo, porque acaba que vc se adapta as coisas daqui..
    Espero ter contribuído de alguma forma..
    bjs

    • Mari lembrei de uma coisa..qdo eu falei remédios eu não especifiquei, mas o que me fez falta aqui foi remédio pra gripe, aqueles comuns que tem no Brasil..e spray pra garganta, tipo própolis…aqui nunca achei, se tem não vi…
      Bem foi só pra completar bjs

      • marianapp diz:

        Boa lembranca Dé…esses remédios fazem falta… e não me lembro de ter visto na farmácia…

        beijos e obrigada por participar!

  3. Jô Bibas diz:

    Boa ideia! Vou adorar ver essa lista se desenvolvendo.
    BJô

  4. Bom dia, Flor!

    Acho que o mais importante já foi pontuado: “#1 – remédios específicos e alguns de emergência até encontrar a farmácia”.

    Mas o que eu poderia acrescentar nesta lista, vamos lá:

    #1 – Câmeras
    #2- Chocolates
    #3 – Leite Ninho
    #4- Farinha Láctea
    #5- Perfumes
    #6- Meus dois gatos: Fiona e Ursinho
    #7- Fotografias para decorar a parede
    #8- Meus caderninhos e livros
    #9- Meu relicário com todas as recordações (cartas, bilhetes, fotografias etc)
    #10- Meus acessórios, maquiagem e cia.

    Tentei resumir ao MÁXIMO meu set list nestes 10 itens acima. Vejo que realmente é difícil e mais ainda para quem está prestes a se mudar – tem quer ser racional nessas horas. Boa sorte!

    Beijos.

    • marianapp diz:

      Flor…adorei sua lista!!

      Eu adoraria trazer minhas meninas, ahhh como faz falta um animalzinho…mas é tão complicado pra trazer animal que eu desistiria…
      Vou aproveitar sua lista para dar a dica pra quem gosta de leite ninho: por aqui você encontra, mas geralmente em lojas de artigos árabes.Às vezes que vi no mercado foi no da rede Coop consum…tbm na parte de produtos árabes.

      beijinhos!

  5. A minha mudança veio de container então eu trouxe tuuudo que queria. Mas cometi 2 erros primários: não trouxe a bicicleta e o ventilador. Achei que não ia precisar dos 2 aqui, imagina. Fazem muita falta! Tbem posso ajudar com as coisas de bebês já que qdo vim minha filha tinha 10 meses. É legal trazer o carrinho de bebê, bebê conforto, berço, tudo que a criança já tá acostumada a usar, acho que facilita a adaptação. Se não tiver mudança de navio, não sei bem como ajudar, só as malinhas são muito pouco pra mim…rs… espero ter ajudado e quem quiser saber mais é só perguntar… beijos!

    • marianapp diz:

      Fernanda,

      Obrigada pelas dicas!! com ctz faz falta esses dois itens que citou…sempre temos a impressão que aqui só faz frio, mas tem verão sim! pode ser poucos dias, mas tem…rs. E ainda mais no sul do país. Bicicleta é muuuuuuuito útil…aqui em Ludvika se tivesse bicicleta usaria muito…mas não quis comprar outra, já q tenho uma parada no Brasil…

      Pode parecer pouco, mas com 4 malas dá pra trazer muita coisa…inclusive coisas que ficaram encostadas…Nós tivemos a opcao de conteiner, mas imagina se colocaria meus móveis recém adquiridos nele? não..acabamos comprando coisas mais simples por aqui…o que achei bem prático! Mas mudanca, envolve muitas coisas.. se a empresa paga isso, se não paga, se dão dinheiro para comprar tudo novo, se está vindo para morar com namorado sueco, marido sueco, se está vindo sozinho pra estudar, se vem com crianca….o legal dessa lista é que ela vai ficar bem diversificada, para todos os modos de viagem!

      beijos

  6. Priscila diz:

    oi Mari meu nome é Priscila e não tenho blog ainda, mas visito sempre blogs de brasileiros na Suécia, porque estou de mudança pra Örebro em outubro e esse post foi de muita utilidade pra mim, já que estou meio perdida do que levar! abraços!

    • marianapp diz:

      Priscila,

      Seja bem vinda ao blog!! que bom que te ajudamos!! volte depois, pois com ctz a lista pode aumentar!! rs
      Você irá morar pra frente de Ludvika e tenho certeza que vai adorar a cidade…estive lá no comeco do mês e achei uma gracinha…vou fazer um post com fotos de lá!!

      Bom, se tiver alguma dúvida, é só entrar em contato!

      Beijos

  7. Fernanda diz:

    Mari,

    Antes da lista, opinião de profissional sobre os produtos para lente de contato rígida gás permeável: sim, o ideal é usar os específicos( boston simplus/unique ph), mas você também pode substituir pelo opti-free express ou replenish se acabar o outro, combinado com o supraclens,1x/semana, para fazer a desproteinização.

    A minha lista é pequena, no começo achava que precisava de tudo, mas com o tempo a gente vai aprendendo que dá pra se virar bem com o que tem por ai mesmo.

    1. farmácia básica, incluindo tylenol/novalgina para bebês ( na Suécia não tem remédio com sabor para os babys, só supositório, e não vende novalgina de forma nenhuma)
    2. panela de pressão!! A minha eu levei na mala mesmo, não tive container
    3. esmalte clarinho tipo Renda, normalmente os branquinhos suecos são ou cremosos ou cintilantes
    4. alicate de cutícula
    5. colonia e aquela loção anti mosquito da J&J, pq no verão precisa e na Suécia não tem! repelente só a partir de 2 anos de idade!

    Beijos
    Fernanda

    • marianapp diz:

      Fernanda,
      Adorei seu comentário!! como leiga realmente não sabia desse combinado para lentes de contato…eu trouxe o opti-free express e o boston simplus e um shampoo pra lente… Pergunta: encontra-se o supracleans aqui na Suécia??

      As dicas que você deu foram ótimas! já estão sendo adicionadas à lista. Corajosa de trazer a panela!!! eu não trouxe e apanhei bastante no comeco para fazer feijão, agora já acostumei e nem me estresso mais com isso!! rs E outra coisa, vc já viu o preco de uma por aqui? muuuito caro!!

      Boa lembranca da locao anti mosquito…precisa mesmo!! eu demorei a achar repelente, mas depois que achei apareceram um monte de marcas e modelos diferentes, mas pra crianca nunca vi mesmo!

      beijos e se lembrar de alguma coisa, por favor escreve novamente!!

      ps: concordo com vc, sempre achamos que precisamos de tudo, mas qdo vemos já estamos adaptados e utilizando os produtos daqui e mais, as vezes nem lembro mais que se o produto que uso aqui vende no Brasil!!

  8. Pingback: O que levar quando mudar de país? « Uma Caipira na Suécia

  9. freitasmh diz:

    Oi Mari!! Escrevi um post para responder porque o coments ficou muito grande! ahahahah… olha eu de novo!

    http://freitasmh.wordpress.com/2011/09/22/o-que-levar-quando-mudar-de-pais/

    Beijos!!

  10. Rejane Freire diz:

    Olá Mari!! Estou morando aqui em Portugal,mas de vez em quando vou a suecia pois tenho amigos aí e adoro o país.Como Portugal é quase o Brasil não tenho muita dificuldade de encontrar coisas aqui,até O Boticário tem aqui.Então,mas quando me mudei trouxe diversos tipo de remedios e um kit manicure,além da inseparavel chapinha.Entre outras coisas queria destacar que trouxe bikinis, sandalhas e sapatos que só no Brasil tem e que não custam muito.Porque aqui na europa noto que não existe muita criatividade nos design desses apetrexos,a não ser aqueles de grifes carissímas.Tb trouxe bijoux e comida! rsrsrs,é isso mesmo! trouxe uma caixa! Dentro continha: gelatinha colorida,suco em pó com sabores d diversas frutas do Brasil,vários moça fiesta(aqueles doces q ja são prontos,tipo: beijinho,cajuzinho,brigadeiro..) ,cachaça típica,para a caipirinha,pimenta,azeite de dendê,para a muqueca e outros pratos,castanha de cajú e goma para a tapioca, tb rendas renascense p mim e presentear,havaianas(apesar de vender aqui na europa,no Brasil temos modelos exclusivos e que custam pouco e até é uma boa opção de negócio no verão europeu,pq todos gostam aqui;). Bom,vou parar senão escreverei um livro hihi.Espero que tenha sido útil! Bjosss

    • marianapp diz:

      Rejane,
      Foi bem útil!! as havaianas são caras aqui na Europa…eu conheco gente que traz havaianas customiza e vende…o povo adora!!! é tá uma boa idéia para aqueles que querem ganhar um dinheirinho.

      se lembrar de mais alguma coisa, volte aqui!!!
      bjs

  11. Jess diz:

    Pretendo me mudar em maio e não sei o que levar, será que vale a pena levar lençol de cama, cobertor, toalhas?

    • marianapp diz:

      Jessica, bem vinda ao blog!
      Qdo me mudei para a Suécia levei 3 jogos de toalhas e 1 jogo de lençol. Mas só fiz isso pq o período entre minha primeira viagem e a de mudança foi curto e pude levar várias coisas em duas viagens. Se eu fosse apenas numa viagem não levaria esse tanto de jogos de toalha e compraria de novo. Qto ao lençol eu acabei tendo q comprar outros mesmo pq minha cama aqui no Brasil é menor do que a q comprei na Suécia.

      Cobertor não recomendo. Existem uns edredons muito bons; e outra coisa, dependendo do aquecimento do local aonde irá morar não será necessário cobertas muito quentes e pesadas. Mas td depende de cada pessoa, se é friorenta ou não.

      Outra coisa, em que condições q vc vai? É empresa que paga mudança? vc pode pagar excesso de bagagem? vc pode comprar td novo no local aonde vai morar?, qto tempo vai ficar?…pese essas coisas antes de decidir o q levar.

      Espero ter ajudado e qq coisa pode entrar em contato!!

      • Jess diz:

        Mari, muitíssimo obrigada pela resposta. ajudou bastante, me fez pensar em coisas que não tinha pensado! nós vamos para Chicago (eu, meu marido e minha filha de 16 meses) vamos numa unica viagem pois meu marido resolveu voltar a estudar e fazer um fellow, vai voltar a receber como residente, então a grana vai ser curta para comprar coisas lá. espero que consigamos pelo menos priorizar o essencial e mais importante. Obrigada mais uma vez!

      • marianapp diz:

        Jessica..que bom q consegui te ajudar de alguma forma. Não sei bem como é o clima da Califórnia…mas procure dar uma olhada em sites pra saber mais ou menos as variacões de temperatura por lá. Outra dica, sabe aqueles sacos de guardar coisas grandes a vacuo? tipo edredon…cobertor? eles são ótimos pra colocar várias roupas que ocupariam muito espaco na mala. Não sei aonde vende aqui no Brasil, mas só tome cuidado com o peso da mala, pq acabamos nos empolgando e qdo vamos ver a mala tá super pesada, mesmo com esses sacos..rs. Pq como ocupa pouco espaco, vc acaba colocando mais coisas.

        Bom, qq dúvida, entre em contato…bjs

Deixe uma Resposta

