20 coisas que você precisa saber antes de mudar para a Suécia: complementos

Lembram-se que fiz uma pequena grande lista de coisas sobre a Suécia? Veja AQUI.   A Maria do blog Uma Caipira na Suécia fez algo bem legal: completou a lista com outros itens, dois deles já havia comentado alguma coisinha AQUI e AQUI.

Olha só o que ela completou:

21. A refeição mais importante do dia é o middag. Apesar de o middag já ter sido o equivalente ao almoço no Brasil, atualmente ele é a ceia. Todo mundo toma um café da manhã reforçado e realmente leva um lanche consigo para o trabalho/escola/universidade, mas a hora das batatas com almôndegas (o feijão e arroz sueco) é depois das 16h30.

22. Muito açúcar faz mal a saúde. Café sem açucar, sucos sem açucar, e os bolos e guloseimas também. Eu já comentei em outro post que aqui ninguém conhece brigadeiro, e quando eu fiz o povo ficou louco! Mas o comentário foi que isso não se deve comer sempre porque tem açúcar demais. Suecos pensam muito em saúde e açúcar aqui é igual a veneno, eles costumam ler o rótulo dos produtos para saber se tem pouco ou muito açúcar. Claro que eu exagerei um pouco, afinal quem mora aqui sabe que eles adoram se empaturrar de godis.

23. Falando em godis, o mais famoso é o lakrits. Tanto é que tem até reportagem no jornal avaliando cada tipo de lakrits disponível no “mercado” e qual é o favorito da galera. Eu ainda não conheci um sueco que diga que não gosta de lakrits, mas todos eles repetem que é muito difícil que estrangeiros gostem. Eu gosto de lakrits – eles sempre são pretos e tem gosto de anis com sal. Só não gosto daqueles recheados com caramelo. E na verdade, meu godis favorito é sur.

24. Não faça tipo! Brasileiro tem costume de se fazer de rogado – e isso eu chamo de fazer tipo – o que não funciona por aqui. Quando for visitar alguém em casa a pessoa vai te oferecer algo, e se você quer diga sim. Não pense que dizer não a pessoa vai ficar insistindo. Se ela for gentil vai perguntar tem certeza? e depois não oferece mais. Seja claro, por exemplo, se te oferecerem café, e você não quer, diga não obrigado. Quer outra coisa? Diga o que quer.

25. Diga sempre obrigado. Suecos amam essa palavra, então use e abuse. Quer elogiar pelo jantar? Obrigada pela comida, foi maravilhosa. Vai recusar alguma coisa? Diga não, obrigado. Está passeando na cidade e pediu ajuda? Obrigada. Até para comprar café ou comida [em sueco] se diz: eu quero um copo de café, obrigada. Enfim, use sempre.

26. Aprenda a fazer sozinho. Não tem empacotador no mercado, nem frentista no posto de gasolina, ou lava carros… Após as compras, você mesmo coloca os produtos dentro da sacola e no posto de gasolina você deve sair do carro e abastecer o auto sozinho – inlcusive muitas vezes não tem nem loja de conviniência, só a máquina em que você insere o cartão para pagar pelo combustível e que vai liberar a bomba. Se quiser dar uma lavadinha, você pode comprar um tempo e lavar por si mesmo o carro. Na biblioteca você faz o empréstimo sozinho, e há bancos quase que totalmente virtuais – que não tem uma sede, apenas páginas na internet e teleatendimento.

27. Você é responsável pela sua comida. Se te convidarem para um piquenique ou festinha, procure saber que tipo de confraternização é pois muitas vezes o anfitrião não vai oferecer comida para todo mundo. As pessoas costumam fazer reuniões em cada qual é responsável por levar sua bebida e sua comida, então é bom saber que tipo de reunião vai acontecer.

28. A lixeira do banheiro não é para o papel higiênico. Papel higiênico usado é descartado junto com a descarga do vaso. No lixinho do banheiro vão absorventes e aparelhos de barbear velhos, assim como outras coisas que não podem ser recicladas. Pense verde e separe o lixo, inclusive porque há multa para quem joga coisas recicláveis junto com o “lixo” no lixeiro. Sempre há lixeiros grandes perto dos conjuntos habitacionais com a denominação do que vai lá: um contêiner para plástico, um para papel, outro para papel tipo cartão, vidros coloridos, vidros incolores, metais, e por fim jornais. O lixo “lixo” normalmente é descartado em um lixeiro dentro dos prédios que parece um grande tubo de aspirador de pó – e que faz  um barulho pra lá de esquisito.

29. Midsommar. É a maior festa folclórica sueca. Para comemorar o verão, o calor, dançar ao redor de uma coisa esquisita, recolher flores e fazer uma coroa, tomar muitos shots, cantar canções suecas e fazer outras muitas coisas suecas…

No fim de tudo, uma dica: verão sueco é quando as temperaturas estão acima de 10 graus C. Então aproveite: vá passear, vá para um parque, fique no sol, fique chocado com a mulherada de shorts quando está 12 graus C, os homens sem camisa aos 18 graus C e todo mundo reclamando do calor quando, eventualmente, está mais de 25 graus C…

Afinal, você terá muitos meses de chuva, vento e frio!

Sobre marianapp

My life in the frozen land
Esta entrada foi publicada em 10 coisas sobre a Suécia! com as etiquetas , , , , , , , , , , , , . ligação permanente.

8 respostas a 20 coisas que você precisa saber antes de mudar para a Suécia: complementos

  1. Realmente estranho: “Papel higiênico usado é descartado junto com a descarga do vaso”.

    Bom complemeto de curiosidades.
    😉

    • nicepoemas diz:

      Aqui no Brasil eu tenho costume desde pequena jogar mesmo no vaso, mas em alguns lugares públicos ou em algumas casas quando é recomendado eu só jogo na lixeira se estiver escrito para proceder assim…. do contrário é no vaso mesmo que eu jogo e dou descarga.. Bom eu já uso minha lixeira para descartar outras coisas como na Suécia, o que para mim não vai ser complicado agir de forma natural quando lá eu estiver. rsrsrs .

  2. Cintia diz:

    Excelente complemento Mari. Adorei. Essas dicas tem que serem publicadas mesmo. Muito claras, simples e diretas. Os visitantes (e vizinhos) agradecem. Beijão

  3. freitasmh diz:

    Oi oi Mari!!

    Que legal que você deixou meus pitacos no seu cantinho!!!
    =]
    Eu concordo com a Cíntia: todo mundo tem que dizer o que sente de diferente por aqui, assim a gente corre menos riscos de pagar alguns micos!

    Abraços!

    • marianapp diz:

      Cintia e Maria,
      Estou com umas idéias…logo mais eu farei um post e espero contar com a participacão de vcs!!

      O mais legal disso tudo é a troca que vamos fazendo e acabamos ajudando e levando um pouquinho da cultura daqui para o Brasil!!
      beijos a vcs!

  4. nicepoemas diz:

    Parabéns querida! Obrigada!! Eu adorei saber sobre as dicas de coisas que devemos fazer na Sweden, Este ano eu vou pra Sundsvall no verão, exatamente em julho que é as férias do meu namorado, vai ser minha primeira vez na Suecia, devo passar uns 25 dias por lá. bjs e Obrigada!! rsrsrsr

  5. nicepoemas diz:

    Oá Mariana, eu sou uma fã do seu blog, adoro as suas dicas e tudo que você escreve!
    Meu nome é Nice Teixeira, sou modelista de moda. E gostaria que você me desse umas dicas básicas, sobre Sweden, Bom como eu postei uma vez aqui , mas acho que voce talvez não tenha visto, eu vou a Sueçia agora no dia 23 do mes de julho, vou passar por Romania e depois pego võo para Stockholm chego ai no dia 24. Mas de lá vou para Sundsvall vou ficar na casa do meu amigo que mora a 1 hora de Sundsvall,
    Espero poder contar com a sua gentileza se você souber de alguma coisa que eu precise saber sobre o local, ou mais alguma dica sobre o povo deste lugar lindo.
    Tambem vou participar dos 20 anos do Festival Urkult, e volto no dia 5 de agosto para Romania e fico 7 dias lá depois vôo de volta para o Rio….
    Gostaria de saber de voce se sabe indicar um site de busca de trabalho ai na Sueçia, eu sou modelista de moda, e pretendo conseguir uma vaga de trabalho na área, de moda (confecção) Se voce puder me ajudar com algumas dicas, eu ficarei muito grata a ti.Ou ate mesmo outras amigas suas que puderem me indicar alguma vaga, isso seria muito bom pra mim.
    Sou também alem de modelista uma designer de moda em couro, e pretendo um dia montar ai um atelier de costura e saber se existe a possibilidade de ganhar dinheiro fazendo minhas peças para vender e costurar para fora, fazendo roupas lindas e vestidos de festa ou qualquer tipo de roupas em tecidos , seda, malhas, e tecidos planos, tambem poderia fazer customização de roupas e conserto em geral, se é que se usa esse tipo de serviços por ai. Eu vou faser uma pesquisa quando estiver ai, mas isso é para o futuro, não tenho muita pressa, mas se conseguisse lo também não seria nada mal.
    Eu sinceramente espero que voce leia minha mensagem e me responda por favor. Depois voce pode ir visitar meu Blog de poemas. beijos querida! Aguardo vc

  6. nicepoemas diz:

    Eu já ia me esquecendo, se vc quiser saber mais sobre meu trabalho e sobre mim, voce está convidada a ser amigo no FB: Meu perfil:::: https://www.facebook.com/nicemodelista?fref=photo

    Deixo também meu perfil profissional no Linkedin, se voce quiser saber mais sobre o que eu faço e minhas habilidades:: http://www.linkedin.com/profile/view?id=101416674&trk=nav_responsive_tab_profile

    kiss
    Nice Teixeira

Deixe uma Resposta

