Top 10: comidas suecas para relembrar

Neste domingo, passeando pelo site de notícias The Local, me deparei com esta chamada: TOP 10 Swedish foods to remember. Cliquei, achei interessante e, hoje trago a vocês as comidas inesquecíveis citadas no artigo de  Maia Brindley Nilsson para o The Local. (Veja AQUI a galeria de fotos original e aqui o texto)

Top 1: morangos (concordo, concordo e concordo!!! Os morangos no verão são deliciosos, sentirei saudade deles…)

Adoro!

Top 2: Semlor (hum..discordo, não vou sentir tanta saudade)

Top 3: Lingor (lingonberries) – (Depois de 1 ano e 8 meses de Suécia, experimentei o lingonsylt (geléia); eu gostei muito, mas não sei se gostei o bastante para ter saudade…)

Top 4: Kanelbullar (coooooomm certeza sentirei saudade dos bullars, e do cheirinho de canela perfumando os ambientes das cafeterias suecas, já sinto saudade…)

Meu primeiro bullar…é, não tá tão bonito… 😦

Top 5: Varmrökt lax – é um salmão defumado de alguma forma que a pele fica com uma cor dourada e a carne úmida e perfeitamente rosa abaixo. É uma refeição servida fria com um pouco de molho e batatas cozidas. Nunca provei, mas sentirei saudade dos preços acessíveis do salmão! Clique AQUI para ver a foto.

Top 6: Räkor (camarão), não, não sentirei…o camarão desse lado do globo não são tão bons quanto os nossos camarões…10 x 0 pro camarão brasileiro! saudade…sim, mas do nosso, rs. Clique AQUI para ver a foto.

Top 7: Prinsesstårta – Não sei se sentirei saudades; quando bem feito, até que é gostosinho, mas tem que ser bem de vez enquando, senão enjoa. Clique AQUI para ver a foto.

Top 8:Filmjölk – nunca provei; É a base de leite de vaca, mas com consistência que lembra buttermilk ou iogurte; porém, seu gosto é único, pois é fermentado por uma bacteria diferente. Muito consumido pelos suecos que geralmente adicionam geléias e muesli. Nos próximos dias irei experimentar e volto pra contar o que achei.

Top 9: Spettekaka -Nunca tinha visto ou ouvido falar deste doce que é tradicional de Skåne, no sul da Suécia. Traduzindo o nome do doce para o inglês vira: “Cake baked on a spit” (bolo assado no espeto). Pelo que entendi são pedaços (finos, como fitas) de merengue enrolados em círculo e depois assados…vou pesquisar melhor e trazer outras informações, e, se alguém já viu ou já comeu, por favor, deixe um comentário sobre o que achou do spettekaka. Curiosidade: este doce foi reconhecido como um alimento com denominação de origem protegida, ou seja, só é um legítimo spettekaka se for feito em Skåne. Clique AQUI para ver a foto.

Top 10: Nyponsoppa – confesso que minha memória está fraca e não lembro se já provei. Enfim, terei de provar novamente, rs. Nyponsoppa ou rose hip soup é uma sobremesa clássica sueca, feita com o fruto da roseira; servida quente ou fria, geralmente vem acompanhada de bolachinhas, ou flocos de amêndoas, além de um monte de chantilly por cima (“super light” neste ponto, essa sopa acaba valendo por uma refeição).

Foto: Sweden.se

Advertisements

Sobre marianapp

My life in the frozen land
Esta entrada foi publicada em Culinária Sueca, receitas, Suécia, Sverige, tradição com as etiquetas , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . ligação permanente.

12 respostas a Top 10: comidas suecas para relembrar

  1. Com certeza vc não sentirá saudades destas coisas gostosas pq terá que se superar e fazer a versão brasileira para a gente experimentar…

  2. Edna Nogueira diz:

    Eu morro de rir com os comentário do Sr. Francisco. Mas concordo com ele, Flor. Cozinheira de mão cheia, você não sentirá tanta falta assim, vai ser bem mais prazeroso cozinhar para seus pais corujas e ainda à moda brasileira! 😉

    Beijos.

    • marianapp diz:

      Obrigada flor!! cozinheira de mão cheia?? hum ainda não sei…mas quem sabe um dia…hehe! Vc falou uma verdade, com ctz será mais prazeroso cozinhar para as pessoas que mais amo!! hehe beijos

  3. Maxwell diz:

    Eu gosto do semlor e da Prinsesstårta! Combinam muito bem com café forte e sem acúcar! Lingonberries não são nada de mais mesmo…
    Agora os morangos… acho que não tem jeito! Vamos sentir saudades!

  4. ZULEIDE diz:

    Interessante……!!!!!!. vale conhecer!

  5. Fernanda diz:

    Adorei! De alguns eu tbem sentiria falta mas outros nem tanto… o semlor e aquele bolinho cheio de creme lá.. credo, nao gostei nao… Beijos!!!

  6. Fernanda diz:

    Falando nisso, descobri um programa de receitas que tem um site beeem legal, bem daqui mesmo, vc conhece?http://www.recept.nu/1.320601/2011/06/07/leila_bakar_i_frankrike
    Vê o que acha…. beijos,

    • marianapp diz:

      Fernanda…eu conheco sim! aliás, adoro a Leila Lindholm. Eu acabo sempre esquecendo de assistir o programa no dia certo, mas fica aberto no site por 5 dias após o programa na televisão. Eu estou pra fazer um post com uma receita dela. Mas obrigada pela dica!!

  7. Lilian Rocha diz:

    Conheço bem a culinária sueca, pois minha familia é de lá, e o que mais gosto é o Nyponsoppa, minha tia sempre manda por correio para mim, ela compra de caixinha e eu só adiciono água, adoro!!!!!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s