Desmistificando mitos 1: gelatina e leite condensado

É comum ao mudar-se para outro país não saber ao certo o que vende e o que não vende no supermercado; falo por experiência própria. Não fazia idéia de como era a culinária sueca e o tinha para comer. A única certeza que tinha era: batata!

Alguns supermercados suecos não são óbvios. Você tem que ir descobrindo e, se em um a carne fica perto dos congelados, não quer dizer que na outra rede será assim. Acontece isso com a gelatina e o leite condensado, eles não estão evidentes; você tem que fuçar para achar.

A gelatina mais comum de encontrar é a sem sabor, tanto em folha quanto em pó; geralmente fica localizada junto aos  produtos de confeitaria (massa de marzipa, massa de amêndoas, confeitos diversos, chocolate para culinária…). As gelatinas com sabores existem, mas não são tão fáceis de encontrar; no fim de semana, vi no Hemköp da estação central de Estocolmo, uns dois sabores diferentes de gelatina. Dica: procure em lojas de produtos árabes e na parte de produtos árabes no mercado.

Pacote de folhas de gelatina sem sabor (a caixa do pó é idêntica)

Mesma coisa acontece com o leite condensado; ele fica meio escondidinho e não tem tantos volumes na prateleira. Na rede Hemköp, Ica e Coop, fica junto dos produtos de confeitaria; já no Willys, fica numa parte de produtos importados. Atualmente, encontra-se duas marcas de leite condensado; procure por kondenserad mjölk ou esse aí de baixo.

Leite Condensado

 

 Importante: citei apenas essas redes de supermercado, pois são as que existem aqui em Ludvika. Ainda tem o Lidl, porém não sei ao certo se lá vende os itens descritos no post.

 AQUI conto um pouco mais sobre a culinária sueca e cito o arroz; Neste outro, conto sobre a ceia de Natal. Aqui, mais um pouco sobre a culinária sueca. Leia o desmistificando mitos 1: gelatina e leite condensado

Anúncios

Sobre marianapp

My life in the frozen land
Esta entrada foi publicada em Culinária Sueca, Suécia, Sverige com as etiquetas , , , , , , , , , , , , . ligação permanente.

9 respostas a Desmistificando mitos 1: gelatina e leite condensado

  1. Vamos mandar um leite condensado Nestlè bem docinho para vcs..

  2. Sula diz:

    Sempre tenho dificuldade em encontrar o leite condensado aqui em Alingsås tambem. No Ica ele fica em um prateleira tao alta, tao alta, que so meu namorado de quase 2m conseguiu encontrar. Ja no Willys fica na ultima prateleira debaixo, quase encostada no chao, e quase nao tem. Quando encontro sempre compro de monte para estocar 😉

  3. Rejane diz:

    Quando estive em Estocolmo em fevereiro d 2010,fui ao supermercado e encontrei facil o leite condensado,achei tudo que eu queria lá ,nao tive nenhuma dificuldade.Porém quanto as gelatinas,levei daqui mesmo e sucos em pó com sabores de frutas diferentes.Só queria te fazer uma pergunta,estarei retornando em julho e gostaria de saber se ja é possivel encontrar guarana antartica?
    abraços
    Rejane

    • marianapp diz:

      Rejane, em Estocolmo é td mais fácil mesmo; eu moro numa cidade de interior e só de ir para uma cidade cerca de 100 km pra frente, já encontro coisas diferentes que aqui são difíceis de achar…encontra…mas não é sempre. Guaraná Antartica, boa pergunta!! eu tomei ano passado na Itália…sei q em Portugal e Itália você encontra, mas aqui…nunca vi. Se eu ver te aviso…
      Abracos
      Mari

    • marianapp diz:

      Rejane..pareceu que no Hötorgshallen tem guaraná..dá uma lida neste post!
      beijos

  4. Adriane diz:

    Adorei essa dica, vou ver se encontro agora, pois adoro fazer sobremesas, mas depois que cheguei em Goteborg, não consegui encontrar essas regalias brasileiras, agora vou buscar essas marcas que você passou.
    Abração!

    • marianapp diz:

      Adriane, bem vinda ao blog!! procure q tenho certeza que você encontrará e conseguirá fazer suas delícias!!
      Faz qto tempo que chegou na Suécia?
      beijos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s