Stromboli (Focaccia)

Possuindo uma área de cerca de 12,6 km, Stromboli é uma ilha ao norte da costa da Sicília.  É uma das oito ilhas do arquipélago das Ilhas Eólias no Mar Tirreno e é onde encontra-se um dos três vulcões em atividade na Itália.

Não, não fui nesta ilha! Stromboli também é o nome de um tipo de focaccia e de todos os pães que fiz até agora, esse foi o mais gostoso! O alho e o alecrim deixam o pão super perfumado, uma delícia!! Apesar da demora, já fiz essa receita duas vezes!!

Stromboli

Ingredientes

2 colheres de chá de fermento biológico seco ou 15 g de fermento biológico fresco

350ml de água

500g de farinha de trigo

1½ colher de chá de sal

3 colheres de  sopa de óleo de oliva

Para o recheio e topo

200g de mussarela picada

200g de mussarela defumada picada

1 dente de alho descacado e picado

manjericão

3 colheres  de sopa de óleo de oliva

1 colher de chá de sal grosso

3 ramos de alecrim, com a haste  removida

1 colher de chá de pimenta

♣ A mussarela vendida por aqui é um pouquinho diferente e por isso, utilizei outro queijo (não me lembro o nome); também não usei a mussarela defumada. Como não tinha sal grosso, coloquei um pouquinho do sal comum mesmo e acabei esquecendo da pimenta. Não senti falta, mas num  próximo quem sabe!

Modo de Preparo 

♦Todas as tigelas usadas devem ser de vidro ou de plástico, assim como a colher que deve ser de madeira ou plástico. Evite o metal,  ele é um condutor de calor e faz a massa crescer rápido demais.

♦Forno Pré aquecido 200°C

1. Numa tigela pequena de vidro ou plástico, colocar 250ml de água e adicionar o fermento. Espere 5 minutos e misture para dissolver;

2. Em outra tigela de vidro ou plástico, coloque a farinha e o sal; faça um buraco no meio e despeje o líquido do fermento mais o óleo de oliva. Com uma colher de madeira vá encorporando o líquido na farinha; adicione o restante de água aos poucos e na quantidade necessária para formar uma massa macia e pegajosa;

3. Numa superfície enfarinhada, trabalhe a massa por 10 minutos até ficar macia, “sedosa” e elástica;

4. Coloque a massa numa travessa limpa e untada com um pouco de óleo e cubra. Deixe crescer até dobrar de tamanho, cerca de 1h e ½ a 2 horas;

5. Afunde a massa com a mão fechada; remova a massa da tigela e numa superfície com pouca farinha vá girando em sentido horário e pressionando a massa levemente por 5 minutos; deixe descansar por 10 minutos. Abra a massa num formato retangular com 35cmx20cm, cubra com uma toalha e deixe descansar por mais 10 minutos;

♦A primeira vez que fiz, ficou um pão muito grande, alto; na segunda vez, dividi a massa em dois, ficou bem melhor.

6. Recheio: pique os queijos, o manjericão e o alho e espalhe pela massa; enrole pelo lado menor como um rocambole, mas não aperte muito.

7. Numa forma untada, coloque a massa e com o cabo do garfo faca buraquinhos na parte de cima da massa e passe 1 colher de chá de óleo de oliva, sal, pimenta e alecrim;

8. Asse em forno pré aquecido a 200°C por 1 hora até ficar dourado; coloque para esfriar numa grade e passe o restante do óleo de oliva. (Eu esqueci de fazer isso 😦 )

 

 

Anúncios

Sobre marianapp

My life in the frozen land
Esta entrada foi publicada em receitas com as etiquetas , , , , , , , , , . ligação permanente.

6 respostas a Stromboli (Focaccia)

  1. Maxwell diz:

    Muito gostoso esse pão! Nada Strombótico ou Strombólico… rsss… recomendo que repita no Brasil para provar a todos que seus dotes culinários também funcionam ao sul do Equador!

  2. Francisco diz:

    Estamos aqui pacientemente esperando a chegada da dupla…e queremos ver se repetem estas receitas nos trópicos ! Compramos até mostarda de Dijon com ervas da Provence …. chique demais !

  3. Edna Nogueira diz:

    Cuidado para não passar muito tempo na cozinha aqui no Brasil. hehehehe.

    Beijooos

  4. Andrea diz:

    Adorei seu strombolli Mariana! Ando querendo testar uns pães, mas preciso de mais tempo e coragem! hihihih
    bjs

    • marianapp diz:

      Oi Andrea, obrigada!! a receita parece trabalhosa, mas não é. Só precisa mesmo do que vc disse: tempo e, aqui adiciono: disposicão, rs. Mas vale a pena…tente e depois me conte como ficou!
      beijos

  5. Francisco diz:

    A Edna tem razão…cozinha aqui de jeito nenhum, irão no restaurante.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s