Série temperos: Lavanda

Você deve estar se perguntando, série temperos sobre lavanda? E eu respondo: – sim, lavanda!

Popularmente conhecida como alfazema, lavanda significa “lavare”, lavar em latim e já era usada pelos romanos para lavar roupa, tomar banho, aromatizar ambientes e como produto curativo (indicado para insônia, calmante, relaxante, dores).

Seu sabor lembra o do alecrim e é utilizada em receitas salgadas como as que levam cordeiros, aves e alguns peixes; além de seu uso em pratos doces, infusões e para aromatizar vinagres e óleos. Entretanto, deve ser usada com cuidado, pois a lavanda possui um aroma doce e intenso e “seu excesso pode arruinar um prato e conferir um retrogosto acre. O perfume e o sabor das flores é mais intenso que o das folhas, mas ambos podem ser usados, variando apenas a quantidade empregada”.³

ATENÇÃO: Sempre use lavanda fresca, nunca a que vem em sachês perfumados ou em óleos essenciais, que são destinados à perfumaria e não para uso culinário.

Como fazer a lavanda para uso culinário: seque as flores em forno muito baixo (80ºC) ou ao sol por alguns dias.

Açúcar: Coloque 1 colher (sopa) de flores de lavanda secas e amassadas em um pote hermeticamente fechado com 5 xícaras (chá) de açúcar. Tampe e deixe descansar por, no mínimo, 5 dias. Separe as flores do açúcar, peneirando-o. Utilize esse açúcar para salpicar salada de frutas e biscoitos. Também junte ao creme de leite fresco batido ou, ainda, use-o em receitas de sobremesas e geléias.

Geléia: Aromatize a geléia de maçãs com flores de lavanda frescas ou secas, acrescentando-as no início do cozimento.

Sucos: Faça uma infusão com água e flores de lavanda frescas ou secas e coloque em limonadas e chás gelados.

Creme: Prepare um creme inglês de lavanda, colocando ½ colher (chá) de folhas de lavanda frescas para cada ½ litro de leite antes de fervê-lo. Coe e termine o creme normalmente. Da mesma forma, aromatize o leite que usará para fazer um pudim com flores de lavanda frescas ou secas.

Assados: Substitua o alecrim por lavanda seca em assados de cordeiro e aves.

Manteiga aromatizada: Aromatize manteiga com lavanda para ser adicionada à grelhados ou assados – saídos do forno ou da grelha — no momento de ir para a mesa. Preparo da manteiga: pique 1 colher (sopa) de ciboulette, 1 colher (sopa) de cerefólio e 1 colher (sopa) de flores e folhas de lavanda frescas. Junte 125 g de manteiga, 1 colher (sopa) de limão siciliano, sal e pimenta moída na hora. Misture bem ou processe. Molde em forma de salsicha fina e guarde no freezer, envolva por papel-filme. Para utilizar, corte uma rodela e disponha sobre porções de carne (peixe ou ave) quentes, na hora de servir.


¹Wikipedia Brasil

²Wikipedia Inglês

³Basílico

Não perca: meu pé de lavanda, muffin de lavanda, bacalhau fresco ao forno com batatas, aromaterapia: lavanda

Anúncios

Sobre marianapp

My life in the frozen land
Esta entrada foi publicada em Temperos com as etiquetas , , , , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s