Doce Sueco 1: Kanelbullar

Pra fechar a semana, mostro a vocês algo típico da Suécia. O kanelbullar! Desde que chegamos aqui, estava com vontade de testar essa receita e de quebra estreiar os batedores de massa pesada! (uuuhh…)

O Kanelbullar é feito com canela e cardamomo entretanto, é possível utilizar outros sabores. Esse pãozinho doce é muito famoso no fika, que é um evento social extremamente típico e nada mais é do que um coffebreak; uma pausa para bater papo sobre qualquer assunto: trabalho, viagens, filmes, piadas ou mesmo jogar conversa fora. Em breve, volto a comentar mais sobre essa instituição social chamada “fika”.

Essa receita é fácil, um tiquinho demorada com várias fases. Para meu primeiro bullar até o resultado não foi nada mal! Aviso: se você gosta de pão doce mas dooce mesmo, então acrescente mais açúcar. Este não tem quase açúcar o que é perfeito para tomar com café!

A receita de hoje tirei daqui!

Kanelbullar

Ingredientes (medida dl=100ml)

25g de fermento biológico

75g de manteiga sem sal

2 ½ dl de leite

½ dl de açúcar

1 pitada de sal

1 colher de chá de cardamomo

cerca de 7 dl de farinha de trigo

Recheio

50g de manteiga

½ dl de açúcar

1 colher de chá de canela

1 ovo para pincelar

açúcar pérola para enfeitar

Modo de preparo

Esfarele o fermento biológico em uma tigela grande e reserve. Em uma panela, derreta a manteiga e acrescente o leite, deixe até ficar morno (cerca de 37°). Dissolva o fermento em um pouco deste líquido e em seguida acrescente o restante. Adicione o sal, o açúcar, o cardamomo e mexa. Acrescente um pouco da farinha e bata usando a batedeira com o batededor de massa pesada, adicione mais farinha e continue a bater, até colocar toda a farinha. A massa fica lisa e macia. Deixe descansar 30 minutos descoberto.

Recheio: misture a manteiga com o açúcar e a canela.

Montagem: Abra a massa cerca de 20x50cm. Passe o recheio e enrole (como um rocambole). Corte a massa com cerca de 1 e ½ de espessura e coloque numa forma, com papel manteiga e a superfície de corte voltada para cima. Deixe descansar por 30 minutos; a massa dobra de tamanho.

Após esse tempo, pincele com ovo (passando delicadamente, a massa é um tiquinho mole) e acrescente o açúcar pérola. Asse em forno a 200° por 10-12 minutos.

Anúncios

Sobre marianapp

My life in the frozen land
Esta entrada foi publicada em Culinária Sueca, receitas, tradição com as etiquetas , , , , , , . ligação permanente.

Uma resposta a Doce Sueco 1: Kanelbullar

  1. Francisco José Pellegrino diz:

    Filha, vamos montar um restaurante sueco aqui no ABC, não tem nenhum, os suecos agora virão em bom numero trabalhar por aqui…veja os pratos principais para a gente começar a montar o cardápio…

    bjs

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s