Série Temperos: Orégano

Quando era criança gostava de brincar de fazer comidinha. O cardápio era sempre variado e rico em temperos. Alguns dias, era terra com grama picada noutros grãos de café, com pedras. O tempero? Aah o tempero, folhas de boldo, claro!! Quando não tinha disponível essa deliciosa planta (argh!), usava aquelas plantinhas que mais eram pragas para qualquer jardim! Era um cardápio gourmet de dar inveja aos mais famosos chefs!

Dias atrás, confessei esse fato a Maxwell que, como esperado achou engraçado, mas foi aí que me dei conta que sempre gostei dos “temperinhos”!

Ainda não sou uma grande conhecedora sobre ervas e suas combinações, entretanto venho me esforçando e acredito que tenho obtido sucesso! Para aprender mais sobre ervas, vou escrever uma série de posts! Começo com Orégano!

A palavra orégano tem origem grega e significa “alegria da montanha” e para os gregos,  tinha o poder mágico de trazer felicidade¹. Originária das regiões da Ásia e Europa mediterrânea¹, o orégano ou orégão (Origanum vulgare), é uma  erva  perene e aromática. Suas folhas podem ser utilizadas frescas ou secas, porém alguns consideram que as folhas secas tem melhor sabor².

Orégano

Manjerona x Orégano: Como as folhas do orégano são muito parecidas com as da manjerona (Origanum majorana ou Majorana hortensis Moench.), as duas plantas são bastante confundidas. Ambas pertencem ao mesmo gênero (as duas são Origanum) e o orégano é inclusive conhecido como manjerona-silvestre ou selvagem. Mas as duas ervas diferem pelo tamanho, pela cor das flores, pelo aroma e pelas folhas. A manjerona apresenta folhas mais ásperas, com uma textura mais firme e uma leve penugem. e suas flores são violáceas ou branco-esverdeadas

Fresco ou seco, o orégano exala um perfume intenso e muito agradável, porém, depois de seco, deve ser usado de preferência antes de completar um ano, pois começa a perder suas propriedades aromáticas.

Manjericão

Culinária: é um ingrediente imprescindível da culinária italiana, sendo utilizado em molhos de tomate, vegetais refogados, carne e é claro na pizza.²

Dicas:

  • De preferência, não cozinhe este tempero, seja ele fresco ou seco, adicione-o ao prato depois de pronto, pois ele perde seus benefícios terapêuticos com o cozimento³.
  • Ao usar o orégano seco, é conveniente friccioná-lo entre as palmas das mãos, para que libere melhor o seu aroma³.

Fontes:

¹Jardim de Flores

²Orégano

³Sensibilidade de Sabor

Fotos:

¹Orégano

2Conversa de Menina

Não perca o outro post da série temperos: lavanda

Sobre marianapp

My life in the frozen land
Esta entrada foi publicada em receitas, Temperos com as etiquetas , , , . ligação permanente.

9 respostas a Série Temperos: Orégano

  1. francisco diz:

    Vai explicar para este bando de neófitos que na pizza só se coloca o oregano depois de assada….ninguem vai entender, vão me chamar de maluco, mas só ficam aquelas “sujeiras” sobre a pizza e sem nenhum sabor, no sabado compramos uma que tinha uma quantidade acima do normal do tempero, mas mesmo assim não se sentia o gôsto dele.

  2. Maxwell diz:

    Muito bom o texto! Claro, sucinto, bem escrito!

  3. Paula diz:

    Minha mãe coloca oregano em TUDO!!!! Ele ama rs…aprendi com ela e estou começando a usar mais tbm =)

  4. pi diz:

    oi Prima!
    ahhhhh temperinho é tudo di mesmo.
    Engracado que eu também, nao gosto muito do Orégano folha-verde-fresca, prefiro muito mais o Orégano que a gente conhece mesmo, sequinho.

    E já que vc gosta de temperos… e o basilikum?
    se nao conhece, vai conhecer quand vc vier aqui em casa.
    Tenho 2 vasinhos e AMO comer com muzzarela e tomate.

    Uso ramo fresco de alecrim em batatas assadas com manteiga….. humm muito bom.

    Sálvia nunca usei… já usou prima?

    bjoooooo

    e boa semana

    pi

    • marianapp diz:

      é..pri adoro mesmo! o basilikum tenho usado tbm…terá seu post..hehe
      Qto a sálvia, nunca tinha usado. Porém faz umas duas semanas q comprei e usei na carne apesar da descrição falar q era para sopa e salada… Ficou gostoso…a sálvia tem um sabor mais acentuado, mas fica bom!! acho q com batatas tbm deve ficar bom!
      Aguarde q todos esses temperos terão seu post!!
      beijos

  5. Pingback: Série Temperos: Orégano | Refúgio Culinário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s