Stockholm 2: Gamla Stan (cidade velha)

Andar pelas ruas de Gamla Stan (cidade velha) foi uma tarefa digna de apresentação do Holiday on ice. Exageros a parte, a mistura de rua de pedra + o grande fluxo de pedestres fez com a neve ficasse parecendo lama. Eu perdi a conta de quantas vezes escorreguei; e, é fato, não dê risada de alguém escorregando, porque vai acontecer o mesmo com você (Maxwell ficou de risadinha de um belo escorregão que dei e adivinha? nem 2 minutos depois, ele teve seu belo escorregão!).

Apesar disso, Gamla Stan tem seu charme com suas ruas estreitas e becos que nos remete ao século 13.  Grande parte de sua arquitetura teve forte influência do norte da Alemanha.

Nesta ilha é possível visitar o Palácio real (Kungliga Slottet), construído no século 18 em estilo barroco, a catedral de Estocolmo, o museu nobel e a casa da nobreza (Riddarhuset).

Um pouquinho do que vi e ouvi: Logo que chegamos fomos surpreendidos pela troca da guarda real. Apesar de não saber direito o que estava acontecendo, valeu a pena presenciar. É impossivel não pensar no que aqueles guardas estariam pensando (quando o verão começa?, se eu cobrar por cada foto vou ficar rico, quanto tempo falta para eu ir pra casa?, me sinto um bocó parado aqui). Brincadeirinha, a guarda real protege o castelo desde 1523 e, por dia, 50-60 guardas se dividem entre o palácio real em Estocolmo (35) e  Drottningholm (25). Durante a apresentação, formou-se um aglomerado de pessoas sendo possível escutar vários idiomas: sueco, inglês, italiano, japonês e claro: português (!) de Portugal e do Brasil nos forçando a tomar mais cuidado com nossos comentários.

Não conseguimos visitar a catedral, pois está fechada para reforma (devido ao casamento da princesa Victoria que acontecerá em 19 de junho); entretanto, passamos pela rua mais antiga que se tem registro pelo nome (de 1323), Köpmangatan = salesman street que significa “vendedor de rua”.

Fazendo novas pesquisas sobre Gamla Stan, pude perceber que o mau tempo nos impediu de apreciar as belezas da ilha e só fez aguçar a vontade de retornar no verão!

Anúncios

Sobre marianapp

My life in the frozen land
Esta entrada foi publicada em Estocolmo/Stockholm, Suécia, Sverige, Viagem com as etiquetas , , , , , . ligação permanente.

Uma resposta a Stockholm 2: Gamla Stan (cidade velha)

  1. Fabrizio diz:

    Uhuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

    Parabéns pelo passeio muito show.

    Um mega abraço de urso para vc e pro max.

    Bjussssss

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s