Natal – Jul

Gosto muito deste clima natalino! Ruas, casas e lojas enfeitadas, cheias de luzes e cores! Tinha o costume de todo ano montar o presépio, daqueles grandes, com casinhas, lago feito de papel alumínio (rs) e afins! Com o tempo, fui crescendo e o presépio diminuindo; atualmente são apenas Maria, José e o menino Jesus.

Aqui na Suécia, as pessoas também possuem o costume de enfeitar suas casas com luzes, renas e Papai Noel. E claro que  não poderiam deixar de enfeitar os próprios pinheiros do quintal! chique!

Cada país possui seus símbolos, alguns relacionados a religião, outros pagãos. Me disseram que existe presépio por aqui, porém o único que vi  foi na casa da Lidia e do Gerardo, nossos colegas de aula, que são de El Salvador; aliás, o presépio deles é muito bonito! feito em madeira e pintura, estilo country.

Na Suécia o que mais se vê são: árvore de Natal, Papai Noel e o Yule Gote (claro que existem outros, porém não sei ao certo, vou descobrir e depois comento).

A árvore de Natal não muda em relação a do Brasil, alguns enfeites são diferentes, mas no fim é a mesma coisa. (Carla, eles penduram porquinhos na árvore!!!!)


O Papai Noel, como conhecemos, é visto por aqui, entretanto chama-se Jultomte. Tomte é uma criatura mitica que protege os fazendeiros e sua familia contra desgraças principalmente a noite.

Jultomte é um homem pequeno e idoso, geralmente com barba e vestindo roupas de agricultor. Mora na floresta, e não entra pela chaminé e sim pela porta da frente entregando os presentes diretamente às crianças. Às vezes, carrega o saco de presentes, outras chega em trenó puxado por renas, porém estas não voam. O comércio gradualmente fez o jultomten ficar cada vez mais parecido com o Papai Noel.

Outro símbolo antigo da Escandinávia e Norte da Europa com raízes pagãs é o Yule Goat . É um bode que tem o costume de ir de porta em porta cantando hinos e recebendo comida. O tradicional é feito de palha, porém já vi feito de galhos de pinheiros.

Segundo fontes suecas essas lendas são antigas e vem sendo esquecidas pelas novas gerações.

Esta entrada foi publicada em Brasil, Natal, Suécia, Sverige com as etiquetas , , , , , , . ligação permanente.

4 respostas a Natal – Jul

  1. Francisco diz:

    Muito boas as histórias suecas….quanto aos porquinhos nas arvores devem ser palmeirenses suicidando-se depois dos maus resultados aqui no Brasil……

  2. Raky diz:

    AAAhhhh, como boa palmeirense…eu adorei a idéia de porquinhos nas árvores….xD….bjusssss

  3. Carla diz:

    Eu AMO porco!!!! Na árvore de casa esse ano teve um tb!
    Ano que vem eu não vou querer chocolate, mas sim um porquinho sueco!
    Aliás, como se diz porco em sueco?
    Bj

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s