Meu “pé” de lavanda!

Devido minha busca por lavanda para fazer muffins/cupcake e em virtude da dificuldade para encontrar a flor seca (tá nem foi tão difícil assim vide post Muffin de lavanda) resolvi comprar um vasinho de lavanda!!

Como não fazia idéia do modo correto de cuidar, fiz uma pesquisa básica. Pra quem gosta de jardinagem encontrei o blog Bolotas Guardadas. Segue a descrição e como cuidar da Lavanda.

Descrição: A Lavandula angustifolia, é uma planta com excepcional aroma que emite quer a partir das suas flores que surgem em Julho, quer a partir das suas “folhas estreitas” (angustifolia, tradução do latim) cinzentas esverdeadas. A flor da Lavanda é, regra geral, azul-lilás e desenvolve-se em espiga ao longo de um caule fino e longo, que cresce acima das folhas. Embora se julgue que é uma erva aromática, a Lavanda é um arbusto perene de caule lenhoso.

Cultura: Muito fácil de cultivar, a Lavanda requer solo pouco fértil, quase dispensando qualquer fertilização adicional. Desenvolve-se em solos secos sem necessidade de rega especial. Não é atacada por pestes ou pragas e o único cuidado que requer verdadeiramente é a poda a realizar no mês de Abril sobre os ramos que nasceram no ano anterior, para encorajar novos rebentos e estimular floração mais abundante. Para melhores resultados, é aconselhável uma segunda poda a meio ou no fim do Verão com o objectivo de retirar as flores velhas e os respectivos caules secos. Resiste extraordinariamente ao frio, podendo durar anos a fio no mesmo local sem problemas.

Propagação: A propagação da Lavanda é muito fácil. Em Agosto ou Setembro retire estacas ou divida cada planta cuidadosamente pela raiz, plantando num meio arenoso e protegido do vento. É difícil obter plantas de Lavanda por semente, se bem que não seja impossível. Se quiser tentar, semeie directamente no local definitivo e aguarde algum tempo até que um rebento surja. A planta terá 25 a 30 cm ao fim de dois anos. Também existem pés de Lavanda de pequena dimensão em viveiro, mas tenha muito cuidado com a manipulação destas plantinhas pois são extraordinariamente sensíveis e não gostam de ser mexidas.

Outra dica do blog é: quando for comprar, certifique-se que esteja levando para casa lavanda, pois o alecrim é bem semelhante. Quer ver os outros posts relacionados com lavanda?  Aromaterapia: lavanda, Série temperos: lavanda , Muffin de lavanda  , Pannacotta de lavanda com framboesa

Atualizado em 03/04/2011

About these ads

Sobre marianapp

My life in the frozen land
Esta entrada foi publicada em Flores com as etiquetas , , , , , , , . ligação permanente.

40 respostas a Meu “pé” de lavanda!

  1. Francisco José Pellegrino diz:

    Será que tem por aqui ? nós vamos procurar.

  2. Edna diz:

    Eu quero um tbm!! :)

  3. Rosangela diz:

    Comprei um pequeno vasinho com uma planta tão cheirosa, tive que comprar, não resisti aquele aroma tão agradavel, pelo nome LAVANDULA cheguei aqui, vou tomar muito cuidado com ela, quero que ela goste do meu lar e se sinta bem com meus cuidados. Obrigado pelas dicas.

    • marianapp diz:

      Oi Rosangela, legal que gostou das dicas! eu tbm não resisti ao cheirinho de lavanda! Adoro!!! Seja bem vinda ao blog!! bjs

      • Rodrigo diz:

        Olá. A cidade de Morro Reuter, RS, localizada a 56 KM de Porto Alegre, irá promover a Festa Nacional da Lavanda, nos dias 4, 5 e 6 de novembro deste ano. É uma boa pedida heim! Abrass
        Inf: turismo@morroreuter.rs.gov.br, com Rodrigo.

      • Berenice diz:

        Oi Mariana
        Eu tenho um vaso de Lavanda que parece com o seu, e começou a sair as flores em junho, mais ou menos, mas nuca estiveram azuis, é um azul pálido que está secando agora. Eu deixo o vaso na sombra da a´rea de serviço ou na sacada, no sol. Eu não sei se precisa de adubo. Eu moro em Porto Alegre, RS.

        Você pode me ajudar?

        Muito obrigada.
        Berenice

      • marianapp diz:

        Berenice, bem vinda ao blog!

        Andei pesquisando mais algumas coisas veja só:

        …Adubação: A adubação da cultura de lavanda não deve ser abundante. Anualmente efectua-se uma adubação de cobertura com azoto na forma amoniacal no início da Primavera…FONTE: Jardicentro – http://www.loja.jardicentro.pt/product_info.php?products_id=164

        Além da adubacão, alguns sites comentam da poda, veja só:

        …Poda: podar energicamente no fim da floração…Fonte: Jardicentro – http://www.loja.jardicentro.pt/product_info.php?products_id=164. Além disso, …A lavanda não exige muito do solo onde é plantado; basta que haja um bom substrato nitrogenado, com adubações semestrais. Contudo, o solo precisa ser bem drenado e receber luz solar direta…A poda deve ser feita após a floracão…importante fazer isso todos os anos.

        Outra coisa, segundo o Jardicentro, a lavanda gosta de locais ensolarados, então, acho que você deve deixar mais no sol.

        …Plante lavandas numa área onde exista uma boa drenagem, elas não gostam de ter suas raízes encharcadas. Você pode regá-las inconstantemente, mas o faça totalmente…Fonte: Como fazer tudo – http://www.comofazertudo.com.br/casa-e-jardim/como-plantar-um-arbusto-de-lavanda

        Mais dicas:
        …adubação organica com esterco, humus de minhoca ou composto vegetal, ou se preferir adução quimica pra complementar a adubação organica conforme as intruções do pacote. Para o cultivo em vasos segue-se a mesma recomendação. O cultivo em vasos é apropriado para lugares umidos e chuvosos, pois podemos coloca-lo em um lugar protegido… Fonte: Fórum Jardineiro – http://www.jardineiro.net/phpBB/viewtopic.php?f=8&t=2249&start=5

        Espero ter ajudado!
        Abracos
        Mari

  4. Gabriela diz:

    Estava pesquisando pois a 1 mês comprei um vasinho … mas pra minha supresa a minha “lavanda” tem folhas todas em zigue-zague e é bem diferente da sua foto … qual será essa plantinha ? Pois o cheiro das folhas é de lavanda mesmo, porém já me disseram que é muito difícil no Rio de Janeiro a Lavanda florir, acho que por causa do calor no verão, será ? Depois te envio a foto da minha caso vc possa me orientar. Bjs querida, aguardo sua ajuda !

    • marianapp diz:

      Gabriela vc me pegou!! e vou confessar uma coisa: essa lavanda que postei, nunca floriu!!! não sei o que aconteceu…fiquei muito chateada, fazer o que? Dei uma pesquisada e, nesse blog diz que existem mais de 100 tipos de lavanda no mundo e olha mais o que achei: “O termo lavanda ou alfazema é frequentemente usado para as espécies do gênero que crescem como ervas e para ornamentação. Destas as mais comuns são a lavanda inglesa e a Lavandula angustifolia (L. officinalis). As espécies ornamentais geralmente são as L. stoechas, L. dentata, e a L. multifida” – será q a sua é uma dessas? E a lavanda stoechas é conhecida como rosmaninho ela tem um aroma parecido com a alfazema….

      Não sei se te ajudei…mas vamos conversando que assim uma ajuda a outra!! beijos

    • Mariana diz:

      Gabriela, tb sou do RJ e trouxe uma mudinha de lavanda de Gramado – RS. Ela está bem bonita e crescendo. Conforme vc descreveu a sua, acho que é igual a minha= Lavanda Dentata – passando a mão nas folhas tem um cheiro agradavel, tipo canfora. A sua pegou??? Estou procurando informações na net, mas existe muitos desencontros. Vc pode me ajudar??? barramarys@ig.com.br

  5. Estou caçando aqui no Brasil a planta… mas ainda não achei! :(

    Maravilhoso morar por ae, né?? Deve ser lindo na primavera!!

    Amei seu blog!!
    Vou colocar lá num dos meus blogs “expatriados”!! auhauah
    Eu morei 4 anos fora do Brasil e AMO fazer amizade com brasileiros que tem essa experiência única! ;)

    Bjss

    • marianapp diz:

      Poliane,
      Td bem? bem vinda ao blog!! tomara q encontre a lavanda…depois me conta se achou. Aqui é bem gostoso…não vou mentir!! Em local vc morou?
      Depois dou uma passadinha em seu blog!!!
      beijos

  6. Comprei um vaso de lavanda na Expoflora-Holambra e não sei como cuidar da planta.Ela pode ficar dentro de casa?

    • marianapp diz:

      Maria,

      Obrigada pela visita! Eu tbm não sou uma expert, pra ser sincera, aquela lavanda não vingou…acho que fiz alguma errada e não sei ao certo.
      Acredito que sua lavanda possa ficar dentro de casa, porém, como não sei ao certo aonde vc mora, olha o que achei:

      …Para cuidar das plantas de temperaturas mais amenas durante o inverno em climas frios é preciso colocá-las dentro de casa ou em estufas onde se possa manter o calor. Para as perenes que não são tão delicadas ou requerem apenas invernos um pouco mais amenos, é possível colocá-las em uma varanda sem aquecimento e fechada, ou em algum outro local semelhante enquanto a luz do sol possa alcançá-las, mas não podem ficar sujeitas a temperaturas extremamente baixas. Se persistirem as temperaturas abaixo de zero, um aquecedor para espaços pequenos de temperatura baixa fornecerá calor suficiente para impedir estragos. Não aqueça muito, pois pode ser que novos desenvolvimentos se sintam incentivados a florescer – apenas defenda-as de condições mais frias enquanto esses breves períodos durarem.
      Lembre-se de que as plantas em vasos durante o inverno sob essas condições precisarão ser regadas esporadicamente, para que não sequem. Elas não devem ser regadas com freqüência, pois seu metabolismo é mais lento em condições mais frias…(Como cultivar um jardim com pouca manutenção – How stuff works UOL).

      …A lavanda não exige muito do solo onde é plantado; basta que haja um bom substrato nitrogenado, com adubações semestrais. Contudo, o solo precisa ser bem drenado e receber luz solar direta. Desenvolve-se melhor em climas frios e subtropicais, mas há espécies que toleram climas tropicais. Tolera frio e geadas (Lavanda ou alfazema – para perfumar, embelezar e cuidar/ Jardinagem e Paisagismo)

      …Se você mora num local mais seco, pode ser que você esteja com sorte. O inverno rigoroso como você mencionou não é um problema para a lavanda; nem a terra preta. Se você quiser tentar faça o seguinte: escolha um local bem ensolarado (não ria; principalmente hoje parece que o sol jamais voltará à Terê), com pouca incidência de chuva. Prepare o solo adicionando bastante areia e calcáreo (sem dó). Lavanda é originária de clima mediterrâneo como o sul da França, por exemplo. E gosta de muito sol, pouca água, solo bem seco e com muita drenagem. Eu morei muitos anos no sul da Califórnia, numa cidade com um microclima mediterrâneo, e meu único problema com a lavanda era mantê-la sob controle, do contrário, tomava conta do jardim feito erva daninha. Mas, não desista… (http://www.jardineiro.net/phpBB/viewtopic.php?t=2249).

      Se a lavanda estiver no vaso não precisa regar com muita água, mas tem que ser feito regularmente. A poda deve ser feita após a floracão…importante fazer isso todos os anos.

      Maria, espero que com essa pesquisa tenha te ajudado de alguma forma!

  7. eu amo lavando. adorei o artigo.

  8. COMPREI DUAS MUDAS UMA COMO LAVANDA E OUTRA COMO ALFAZEMA. A PRIMEIRA TEM FOLHAS REPICADAS E A SEGUNDA NÃO. PLANTEI AS DUAS DIRETO NO CHÃO E PEGOU MAS ATÉ O MOMENTO A PRIMEIRA NÃO DEU FLOR. A ALFAZEMA DEU VÁRIOS PENDÕES FLORIDOS. QUAL A DIFERENÇA?

  9. AH! AMEI O ARTIGO E O SITE. CONHECI A LAVANDA PESSOALMENTE QUANDO ESTIVE NA INGLATERRA EM 2006. FIQUEI FASCINADA COM A ABUNDÂNCIA DELA NOS JARDINS. TROUXE UMA MUDA QUE NÃO VINGOU, DESDE ENTÃO VENHO TENTANDO, AGORA EU CONSEGUI QUE FIRMASSE, MAS A QUE EU CONHECI NA INGLATERRA TINHA AS FOLHAS LISAS.

  10. Catia diz:

    Oi, foi ótimo encontrar essa página, pois já estou procurando ajuda a muito tempo.Comprei sementes de lavanda hidcote apesar de term me dito que difícil conseguir lavanda através das sementes, mas como não encontrei mudas comprei assim mesmo (muito barata). Plantei de várias formas, Deus ajudou e todas germinaram, duas lindas folhinhas. Mas, ao atingir uns 5 cm de altura ela começou a murchar. Tenho mantido elas na sombra porque ainda são muito novinhas. Gostaria de saber o que tenho feito de errado pra permaneceram vivas. Até agora uma morreu e outra caiu de murcha as outras permanecem de pé, mas tem sinais de que vão murchar também. Moro em Santos e não encontrei mudas. Por favor me ajude.

    • marianapp diz:

      Catia, não sou especialista no assunto, mas o q percebi e até escrevi aqui nos comentários, é q a lavanda precisa de sol direto, o solo precisa. Além disso não pode encharcar a planta com água. Talvez elas precisem de adubo.

      Além disso, …A lavanda não exige muito do solo onde é plantado; basta que haja um bom substrato nitrogenado, com adubações semestrais. Contudo, o solo precisa ser bem drenado e receber luz solar direta…A poda deve ser feita após a floracão…importante fazer isso todos os anos….adubação organica com esterco, humus de minhoca ou composto vegetal, ou se preferir adução quimica pra complementar a adubação organica conforme as intruções do pacote. Para o cultivo em vasos segue-se a mesma recomendação. O cultivo em vasos é apropriado para lugares umidos e chuvosos, pois podemos coloca-lo em um lugar protegido… Fonte: Fórum Jardineiro –

      Espero ter ajudado!

  11. Diana Prates diz:

    Adorei ver seu site hoje. Eu amo amo amo lavanda! Tenho 300 mudas plantadas e elas não estao numa fase mto boa e tenho dificuldade em achar profissional para me ajudar. As suas dicas me ajudaram! Vou podar as mais velhas de 7 anos e transplantar as que estao num local baixo com pouca drenagem. Nunca perdi uma flor que colhi, faço bouquet lindos ou poupourri. Ja fiz mudas dos brotinhos e tentei também da semente mas e muito difícil a germinação. A lavanda, FLOR E SEU PERFUME, lembram a presenca de meu filho ao meu lado lindo amigo maravilhoso querido mto amado que se foi com 31 anos do nada dormindo…….medico inteligente feliz feliz mto feliz. BJ CARINHOSO ADOREI VC!

    • marianapp diz:

      Diana, que gostoso! vc tem mudas de lavanda….eu queria tanto ter um jardim cheio de lavanda!!!! Que bom q minhas dicas te ajudaram…eu tenho outras dicas ainda no formo, na verdade estava sem tempo pra dedicar ao blog…ainda preciso terminar de traduzir…mas são dicas bem legais. Em breve postarei!

      Bouquet e poupourri são ótimas idéias pra sempre ter essa linda flor e perfumar a casa!!! que bom q a lavanda te tras boas lembrancas!!
      Obrigada pelo carinho!! beijos

  12. Catia diz:

    Diana, teria como você me enviar um galhinho. Eu moro em Santos e por aqui não encontro a lavanda. Gostaria de tentar fazer pegar por estaca. Meu e-mail é catia.gabriel@yahoo.com.br. Desde já agradeço.

    • Renata diz:

      Oi Catia, sou de Santos, vi sua dúvida e resolvi te escrever. Eu achei pézinhos de lavanda pra comprar na chácara Natureza Center, que fica na esquina do canal 6 com a Av. Afonso Pena. Comprei a minha lá ja tem um ano e ela está na segunda florada. Sei que eles sempre tem, pois depois disso comprei pra minha mãe e uma outra amiga comprou lá tbm. Espero que isso te ajude. Abs, Renata

  13. Simone Teixeira diz:

    Boa tarde
    Gostei muitos dos artigos publicados.
    Tenho uma dúvida: lavanda e alfazema são semelhantes?
    Na internet há fotos parecidas e me confundo.
    abraços e parabéns

    simone

    • marianapp diz:

      Simone, bem vinda ao blog! Sim alfazema e lavanda são a mesma planta. É q existem vários tipos de lavanda e acho q isso q confunde um pouco!
      abraços e obrigada!

  14. Mirna diz:

    Boa noite, meu nome é Mirna e moro em Fortaleza/Ceará.Estive em Paris em outubro do ano passado no apartamento de uma cunhada.Ela tinha na sua janela um vaso com um pé de lavanda,(ou será alfazema?).Fiquei encantada pois nunca tinha visto um desses.Como eu já estava de volta para o Brasil no dia seguinte, trouxe um galhinho e plantei em um jarro. Para minha surpresa este galho pegou,porém esta planta é bem diferente das que vejo em fotos.Ela tem folhas bem pequenas, desordenadas e acinzentadas. Ao tocar em suas folhas o cheiro de lavanda é maravilhoso. Estou em busca de informações de como proceder com ela,uma vez que nosso clima é bem quente. Agradeço antecipadamente sua orientação.

  15. isabel cristina diz:

    io meu nome e isabel cristina moro em sp olha fazia muito tempo quer eu queria compra uma planta lavanda pois depois de anos comprei pois achei ela linda a minha te a folha zinge e zange quero saber com cuidar dela

  16. Fatima beraldo diz:

    adoro lavanda sua flor e seu perfume, porem o meu vaso dá espigas pequenas e sua flores são bem clarinhas. tem espécies com fleres claras e outras com cores mais fortes? ainda terei meu campo de lavandas abraços

  17. Lina Vanderlei diz:

    oi Mariana. Amei esta página pois adoro tudo de lavanda. Recentemente comprei uma muda, mas acredito que não soube como cuidar pois ela secou, apesar dos esforços. Ando pesquisando em sites para saber onde melhor comprar com segurança, porque já ouvi falarem que pagaram e não receberam. Você conhece algum confiável.
    Lina Vanderlei

  18. Jan diz:

    Oi, adorei o blog. Moro no interior de São Paulo e comprei minha muda de lavanda no Ceasa em São Paulo. Ela veio com três botões que estão começando a abrir e esta nascendo um quarto. Plantei em um vaso, só que toda vez que a coloco no sol ela murcha, não sei se é porque aqui é quente demais. Na sombra ela esta indo bem. Vou usar as dicas de adubação e poda que você postou aqui e qualquer novidade eu aviso, é muito bom poder trocar informações. :]

  19. Denise diz:

    Pelo que conheço e tenho pedquisado, a Lavanda tem as folhas serrilhadinhas; a Alfazema tem as folhas lisas (como as da foto da Mariana).
    CUIDADO AO COMPRAR! Eles vender tudo como “Lavanda”, indiscriminadamente.

  20. Natalie Haar diz:

    Ola, meu nome é Natalie, cheguei pouco tempo de Provence, lugar maravilhoso, e trouxe comigo plantas secas de lavanda. Bem como tenho varias sementes, tentei arriscar e plantar.
    Moro em uma cobertura, e tenho um lado aberto e o vaso com as sementes, deixei neste espaço aberto. Uma amiga pegou uma terra preta na floresta muito boa e me deu um pouco, então nessa terra, coloquei varias sementes da lavanda. Hoje vi que so uma folhinha esta saindo, bem fininha e verdinha,acho que so essa sementinha deu certo. rs O que quero saber é: dessa folhinha, saem outras? Eu não sabia, e molhei demais, sera que ela pode morrer? Obrigada

  21. Nilza Guadanini diz:

    Bom dia , Mariana!
    Adorei o seu blog!
    Eu acabo de ganhar tres mudinha de Lavanda, as folhas delas lembram um pouco samambáias, tem um cheiro muito agradável. Aqui em Belo Horizonte é muito fácil de encontrá-las e de cuidar também! Para aquelas pessoas que desejam te-las, podem fazer suas encomendas em distribuidoras de plantas em floriculturas. Meu nome é Nilza Guadanini, sou esteticista,

    cosmetóloga e massoterapeuta, tenho grande interesse, em ervas e plantas que possuem esses aromas, pois trabalho muito com aromoterapia em minha clínica. Agradeço seu carinho e delicadeza em nos orientar! delicadeza em nos orientar! Um grande abraço e continue a nos ajudar com seu Blog quere

    floriculturas , jaepnsaram nesta idéia?

  22. MARIA EJANE ALCOFORADO MENEZES diz:

    BOA TARDE MARIANA, AMEI CONHECER SEU BLOG, ESTOU PENSANDO EM CULTIVAR LAVANDAS, NÃO SEI SE VOU CONSEGUIR, POIS MORO EM OLINDA/PE, (BRASIL) NA BEIRA MAR, MAS VOU TENTER, POIS ACHO A LAVANDA BONITA E SUPER PERFUMADA. TORÇA POR MIM. BEIJÃO PARA VOCÊ!

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s